Olá,

Visitante

Caixa Organizadora: o Agente Comunitário de Saúde Criando Ferramentas de Cuidado

Através de visitas domiciliares e atendimentos individuais, foi constatado que grande parte da população adscrita ao território da ESF Centro, possuía dificuldades em administrar seus medicamentos, principalmente pelo fato de fazerem uso de mais de uma medicação. É grande o número de usuários idosos, com trantornos psiquicos e analfabetos, com isso, a equipe percebeu algumas situações comuns e recorrentes, como a dificuldade de memorização, diminuição da acuidade visual, troca de horários, dose e de medicação a ser utilizada. Com a problemática, surgiu a idéia da criação de um método acessível, simples e de baixo custo capaz de reduzir as dificuldades e auxiliar os usuários no que diz respeito à adesão ao tratamento medicamentoso. Dinte disso, Agentes Comunitários de Saúde, confeccionam caixas organizadoras, como ferramenta de promoção à saúde a fim de auxiliar a regularidade e a correta administração dos medicamentos.

Oferecer aos pacientes do território adiscrito, uma ferramenta simples e acessível capaz de controlar de forma organizada e efetiva o seu tratamento medicamentoso, garantindo a adesão ao tratamento que lhe é necessário. Para o desenvolvimento do projeto Caixa Organizadora, foram utilizadas caixas de sapato, e materiais de colagem, onde as Agentes Comunitárias de Saúde confeccionaram as caixas de acordo com as necessidades e particularidades de cada paciente, levando em consideração suas dificuldades. em algumas caixas, foram utilizados desenhos representando os horários, colocado os horários em formato de relógio, medicamentos separados em potinhos, cortados individualmente, etc. Quem organiza os medicamentos semanalmente ou quinzenalmente(de acordo com a necessidade) são as ACS em visitas domiciliares, durante as visitas ou em consultas médicas ou de enfermagem são avaliados novos pacientes que necessitam desse auxílio.

o projeto está sendo de grande valia para o desenvolvimento do cuidado da população adscrita, bem como a adesão ao tratamento medicamentoso. Esta ação trouxe uma melhora na qualidade de vida da população, pois diminuiu-se a demanda de atendimentos de agudização de casos crônicos, como hipertensão e diabetes descompensadas, surtos psiquiatricos, etc.o Método Caixa Organizadora teve além da satisfação do usuário, pois os mesmos referem estar se sentindo importantes perante a equipe, proporcionou o auxílio na organização dos medicamentos de pacientes poli-medicamentosos que têm dificuldades em fazer uso correto dos mesmos, o que foi de grande importância para o processo de trabalho e promoção do cuidado, a ferramenta foi repassada para as outras duas equipes de ESF do município pela sua efetividade.

Principal

Vanessa Cervi Da Silva

vanessacervi.s@gmail.com

Coautores

Renata Sandri, Maria Da Providencia Gonçalves Da Silva, Maria Da Guia Edizangela Silva, Nalva Maria De Sousa Cruz, Cristina Resende Santana De Assis

A prática foi aplicada em

Chapadão do Céu

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Avenida Ema, Quadra 43 S/N, Chapadão Do Céu-Go, Cep:75828-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Veronica Savatin Wottrich

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos