Olá,

Visitante

Busca Ativa de Cartão de Vacinação Vinculada À Matrícula e Rematrícula na Rede Escolar Infantil Municipal

Categoria não especificada

Com o objetivo de atualizar e verificar os cartões de vacinação das crianças de 01 a 10 anos, moradoras do município de Goiabeira/MG, criou-se estratégia, em parceria com as escolas municipais, de vincular a matrícula e rematrícula escolar à emissão de declaração de verificação vacinal pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Assim, conseguimos atualizar vacinas atrasadas de 21% das crianças matriculadas na creche e escola municipal, para o ano letivo de 2023.

Nos últimos anos, pudemos observar diminuição de adesão às campanhas de vacinação, muitas vezes associada à Fake News e também percebemos que pais ou responsáveis estão acomodados, sem preocupação de manter atualizada a vacinação de seus filhos, familiares e até deles próprios. O desafio de toda equipe de saúde é levar informação de qualidade à população em toda oportunidade que houver: nas escolas, através do Programa Saúde na Escola, nas salas de espera das Unidades de Saúde, nas consultas de pré-natal, puericultura e de rotina, nos Grupos Operativos, nos eventos públicos municipais e em parcerias com outros setores da administração pública como CRAS, Assistência Social, Conselhos Municipais e setor de obras. Além disso, as buscas ativas são essenciais nesse processo de aumentar a adesão à vacinação, uma vez que conseguimos identificar nominalmente, em nosso município, quem está com vacina atrasada e qual vacina está atrasada. Também identificamos rapidamente novos moradores, através dos Agentes Comunitários de Saúde, que estão devidamente treinados a verificar e orientar sobre os cartões de vacina ao realizarem o cadastro individual dos mesmos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, criamos estratégia de verificação e atualização da situação vacinal de crianças com idade de 01 a 10 anos, no período de matrículas e rematrículas escolares do CEMEI Luiz Eduardo Pinheiro de Cristo e da Escola Municipal Walmir Sherr, que aconteceu nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Foi elaborada, pela equipe de saúde, uma Ficha de Declaração de Vacina para ser entregue no ato da matrícula/rematrícula. Todos os pais e/ou responsáveis foram orientados a procurar a Sala de Vacina do posto de saúde do centro de Goiabeira/MG, portando cartão de vacina das crianças, para solicitar essa declaração e, em seguida, levá-la para as escolas, juntamente com os demais documentos necessários para garantia da vaga na rede pública escolar. Assim, declaração de vacina foi entregue após verificação da caderneta de vacina e/ou atualização vacinal de todas as crianças envolvidas nesse processo.

O público-alvo dessa campanha foram crianças de 01 a 10 anos, matriculadas nas duas – e únicas – escolas de educação infantil do município de Goiabeira/MG: CEMEI Luiz Eduardo Pinheiro de Cristo e Escola Municipal Walmir Sherr. Todos os 348 (trezentos e quarenta e oito) alunos matriculados nessas duas escolas, entregaram a declaração de situação vacinal no ato da matrícula/rematrícula. Desse total, 76 crianças precisaram atualizar a situação vacinal, o que correspondeu a 21% de crianças que receberam suas doses de vacinas que estavam atrasadas. Com essa estratégia, 100% dos alunos matriculados na rede escolar infantil de Goiabeira/MG iniciaram o ano letivo de 2023 com todas as suas doses vacinas “em dia”. A parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação foi primordial no alcance desse resultado.

Principal

Jéssica Oliveira de Amorim

Coautores

Maria do Carmo Reis, Anamaria Silva Barroso

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba
Práticas
No caminho da formação: o olhar sensível para intervenção no cenário do Consultório na Rua
Paraíba
Práticas
Programa saúde rural – promovendo ações e serviços de saúde para populações de áreas rurais
Paraíba
Práticas
Em boas mãos: valorização dos profissionais de saúde e os impactos na proatividade em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Acesso facilitado ao mamógrafo itinerante: identificação precoce do câncer de mama
Paraíba