Olá,

Visitante

Bora Vacinar: Estratégias para Melhoria da Cobertura Vacinal

Categoria não especificada

O acompanhamento da cobertura vacinal no município deve ser uma prática rotineira e contínua. A percepção de indicadores baixos deve servir para a reflexão sobre o serviço ofertado e a elaboração de estratégias necessárias mediante a identificação dos problemas e potencialidades no território. É nesta linha que o município de São Domingos do Prata conseguiu agir, aproximar a comunidade ao serviço de saúde e alcançar a melhoria nos seus resultados.

Os principais problemas para a implementação das ações envolviam a divulgação sobre os beneficios das vacinas mediante publicações com teor fake news, a garantia do cumprimento das boas práticas de imunização fora o ambiente da sala de vacina e a retomada da população ao serviço de saúde. Um dos grandes contribuintes para o estabelecimento de ações e o sucesso dos resultados veio através do conhecimento e a oportunidade de troca de ideias adquirida através do Projeto ImunizaSUS. A capacitação dos profissionais foi imprescindível em cada etapa de realização das estratégias, pois havia conhecimento adquirido sobre a elaboração do plano de ação, a segurança no processo de vacinação, a identificação dos indicadores e a cobertura vacinal.

As principais estratégias elaboradas foram: – A divulgação das campanhas de vacinação através da utilização de carro de som contendo faixa explicativa sobre a vacina e o público alvo, além de profissionais fantasiados. – A divulgação do vacinômetro nas redes sociais com a chamada do público para se vacinar, além da disponibilização de textos educativos sobre as doenças e vacinas disponíveis. – A ambientação das Unidades de Saúde de forma acolhedora e atraente, com o envolvimento de toda equipe de saúde. – Aquisição de um veículo 4x 4, com ar condicionado para melhor deslocamento na zona rural e a garantia da manutenção da temperatura nas caixas térmicas durante toda rota realizada.

A execução das estratégias apresentadas possibilitou o município de São Domingos do Prata a receber o selo Bora Vacinar do Ministério Público de Minas Gerais e do Governo do Estado, por ter alcançado as metas de cobertura vacinal infantil em 2022. A certificação classificada na categoria Prata foi possível por ter alcançado as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações em 10 a 13 vacinas das 14 avaliadas destinadas às crianças de até 2 anos.

Principal

Adriana Cristina Perini Ribeiro

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Aperfeiçoamento e segurança: impacto do trabalho multiprofissional na farmácia básica de Queimadas/PB
Paraíba
Práticas
Abordagem multiprofissional a usuários em processo de reabilitação física em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba