Olá,

Visitante

Bora Vacinar: Estratégias para Melhoria da Cobertura Vacinal

O acompanhamento da cobertura vacinal no município deve ser uma prática rotineira e contínua. A percepção de indicadores baixos deve servir para a reflexão sobre o serviço ofertado e a elaboração de estratégias necessárias mediante a identificação dos problemas e potencialidades no território. É nesta linha que o município de São Domingos do Prata conseguiu agir, aproximar a comunidade ao serviço de saúde e alcançar a melhoria nos seus resultados.

Os principais problemas para a implementação das ações envolviam a divulgação sobre os beneficios das vacinas mediante publicações com teor fake news, a garantia do cumprimento das boas práticas de imunização fora o ambiente da sala de vacina e a retomada da população ao serviço de saúde. Um dos grandes contribuintes para o estabelecimento de ações e o sucesso dos resultados veio através do conhecimento e a oportunidade de troca de ideias adquirida através do Projeto ImunizaSUS. A capacitação dos profissionais foi imprescindível em cada etapa de realização das estratégias, pois havia conhecimento adquirido sobre a elaboração do plano de ação, a segurança no processo de vacinação, a identificação dos indicadores e a cobertura vacinal.

As principais estratégias elaboradas foram: – A divulgação das campanhas de vacinação através da utilização de carro de som contendo faixa explicativa sobre a vacina e o público alvo, além de profissionais fantasiados. – A divulgação do vacinômetro nas redes sociais com a chamada do público para se vacinar, além da disponibilização de textos educativos sobre as doenças e vacinas disponíveis. – A ambientação das Unidades de Saúde de forma acolhedora e atraente, com o envolvimento de toda equipe de saúde. – Aquisição de um veículo 4x 4, com ar condicionado para melhor deslocamento na zona rural e a garantia da manutenção da temperatura nas caixas térmicas durante toda rota realizada.

A execução das estratégias apresentadas possibilitou o município de São Domingos do Prata a receber o selo Bora Vacinar do Ministério Público de Minas Gerais e do Governo do Estado, por ter alcançado as metas de cobertura vacinal infantil em 2022. A certificação classificada na categoria Prata foi possível por ter alcançado as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações em 10 a 13 vacinas das 14 avaliadas destinadas às crianças de até 2 anos.

Principal

Adriana Cristina Perini Ribeiro

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo