- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O acompanhamento da cobertura vacinal no município deve ser uma prática rotineira e contínua. A percepção de indicadores baixos deve servir para a reflexão sobre o serviço ofertado e a elaboração de estratégias necessárias mediante a identificação dos problemas e potencialidades no território. É nesta linha que o município de São Domingos do Prata conseguiu agir, aproximar a comunidade ao serviço de saúde e alcançar a melhoria nos seus resultados.
Os principais problemas para a implementação das ações envolviam a divulgação sobre os benefícios das vacinas mediante publicações com teor fake news, a garantia do cumprimento das boas práticas de imunização fora o ambiente da sala de vacina e a retomada da população ao serviço de saúde. Um dos grandes contribuintes para o estabelecimento de ações e o sucesso dos resultados veio através do conhecimento e a oportunidade de troca de ideias adquirida através do Projeto ImunizaSUS. A capacitação dos profissionais foi imprescindível em cada etapa de realização das estratégias, pois havia conhecimento adquirido sobre a elaboração do plano de ação, a segurança no processo de vacinação, a identificação dos indicadores e a cobertura vacinal.
As principais estratégias elaboradas foram: – A divulgação das campanhas de vacinação através da utilização de carro de som contendo faixa explicativa sobre a vacina e o público-alvo, além de profissionais fantasiados. A divulgação do vacinômetro nas redes sociais com a chamada do público para se vacinar, além da disponibilização de textos educativos sobre as doenças e vacinas disponíveis. A ambientação das unidades de saúde de forma acolhedora e atraente, com o envolvimento de toda equipe de saúde. Aquisição de um veículo 4x 4, com ar condicionado para melhor deslocamento na zona rural e a garantia da manutenção da temperatura nas caixas térmicas durante toda rota realizada.
A execução das estratégias apresentadas possibilitou o município de São Domingos do Prata a receber o selo Bora Vacinar do Ministério Público de Minas Gerais e do Governo do Estado, por ter alcançado as metas de cobertura vacinal infantil em 2022. A certificação classificada na categoria Prata foi possível por ter alcançado as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações em 10 a 13 vacinas das 14 avaliadas destinadas às crianças de até 2 anos.
São Domingos do Prata, MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO