BOAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL: UM GUIA PARA A GESTAÇÃO E PUERPÉRIO

O município de Queimadas está situado na região semiárida do Estado da Paraíba, distante 134 quilômetros da capital, João Pessoa – PB. Possui aproximadamente 52.300 habitantes (IBGE/2022), sendo a 12ª cidade da Paraíba em números de habitantes. Dispõe de uma rede de saúde com 18 Unidades de Saúde da Família e 15 Unidades Âncoras, que visam facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.
Considerando isto, o Projeto foi desenvolvido a fim de facilitar o entendimento da população quanto aos cuidados necessários durante a gestação, parto e puerpério, com orientações quanto à nutrição, odontologia, sinais de alerta, e demais cuidados necessários durante este período.

A primeira etapa do projeto consistiu no levantamento de dados referentes ao quantitativo de gestantes do município, elencado por Unidades de Saúde da Família. Iniciou-se na USF Central, por se tratar da mais populosa do município, contando com 1.799 mulheres, destas, 34 gestantes entre 12 e 38 semanas.
As gestantes responderam a um questionário com o intuito de captar diretamente suas dúvidas, preocupações e temas que gostariam de ver abordados na cartilha. Tal levantamento de dados buscou moldar o conteúdo da cartilha de forma alinhada às reais necessidades do público-alvo.
A partir das informações obtidas nas etapas iniciais da pesquisa, o conteúdo da cartilha foi estruturado abordando os temas mais relevantes para as gestantes, como cuidados durante a gestação, alimentação saudável, sinais de alerta, além de orientações quanto ao preparo para o parto, e acompanhamento pós-parto. A linguagem utilizada foi acessível e simples, buscando atender gestantes de diferentes níveis de escolaridade, de forma a facilitar na compreensão das informações.
Assim, o projeto busca não apenas fornecer um conteúdo educativo de qualidade, mas também promover a saúde e o bem-estar das gestantes, garantindo um acompanhamento mais eficaz durante a gestação. Essa abordagem metodológica assegura que a cartilha seja uma ferramenta educativa eficiente, que atenda às necessidades das gestantes e contribua positivamente para o seu cuidado durante a gravidez.

O guia de boas práticas de atenção à saúde materno infantil é um material relevante e rico em orientações para a gestante e puérpera e auxilia em momentos delicados dessa fase. Sua elaboração advém da necessidade de um material que traga linguagem clara e acessível, direcionada à um público carente de orientações em um nível conciso e, ao mesmo tempo, aprofundado, considerando as necessidades e vulnerabilidades do contexto social e demográfico do município.
O Guia pôde ser entregue a todas as gestantes da área, considerando a execução das atividades em dias de pré-natal na Unidade de Saúde da Família, facilitando a captação desse público.
Posteriormente à intervenção, foi discutido com a equipe acerca da abordagem e ouvidas as sugestões de modificação no material. Além do material impresso, o Guia foi disponibilizado nas Unidades de Saúde da Família através de QR code, com o objetivo de tornar prático seu acesso através dos meios eletrônicos.

A atenção à saúde materno-infantil requer um enfoque integrado e contínuo, envolvendo cuidados médicos, suporte emocional e educação. A colaboração entre profissionais de saúde, gestantes e famílias é fundamental para garantir uma experiência positiva e saudável durante a gestação, o parto e os primeiros anos de vida do bebê.
A partir da aplicação do Guia de Boas Práticas para a Gestação, Parto e Puerpério foi possível perceber a importância da integralidade do cuidado, considerando a participação de diversas categorias profissionais com o mesmo objetivo: garantir o cuidado da mulher, do bebê e do contexto familiar em que estão inseridos. Foi possível promover a conscientização das pacientes sobre a importância dos cuidados com a gestação desde o planejamento familiar.
Diante do exposto o Projeto apresenta-se como primordial, considerando a abrangência de temáticas abordadas, promovendo benefícios à gestante e ao contexto social em que está inserida. O Guia deverá ser inserido na rotina das Unidades de Saúde da Família, assegurando às mulheres o acesso à informações de forma dinâmica, promovendo uma gravidez saudável e segura, auxiliando-as na tomada de decisões, compreensão sobre mudanças em seus corpos, e preparo para o parto e cuidados pós-parto.

Principal

Emanuely de Farias Albuquerque

emanuelyalbpmq@gmail.com

Coordenadora e-Multi

Coautores

Emanuely de Farias Albuquerque, Geanderson José Marques Barbosa, Karina Marques de Miranda, Larissa Cordeiro de Araújo, Larissa de Lima Domingos

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emanuely de Farias Albuquerque

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

unblocked agar.io agario slope 1v1.lol geometry dash retro bowl lesson 1 classroom6x cookie clicker run 3 unblocked games kays unblocked games math test math unblocked games lesson 1 unblocked