INTERSETORIALIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: COBERTURA DE PÓLIO E PENTA EM QUEIMADAS–PB

O município de Queimadas está situado na região semiárida do Estado da Paraíba, distante 134 quilômetros da capital, João Pessoa – PB. Possui aproximadamente 52.300 habitantes (IBGE/2022), sendo a 12ª cidade da Paraíba em números de habitantes. Dispõe de uma rede de saúde com 18 Unidades de Saúde da Família e 15 Unidades Âncoras, que visam facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.
A partir da identificação da baixa cobertura de pólio e penta do município no primeiro quadrimestre de 2022 (69% de cobertura), foi criada uma equipe de monitoramento, que, além de acompanhar a atuação dos profissionais das Unidades de Saúde da Família, visa agregar os serviços de saúde da Rede de Atenção Primária às Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, com o intuito de melhorar os indicadores através da articulação em rede, tornando efetivo o processo de comunicação e garantindo que as ações sejam realizadas de forma oportuna.

Diante da identificação de um baixo percentual de alcance na cobertura vacinal do município no ano de 2022, foi estabelecido um diálogo entre os profissionais das Unidades de Saúde da Família buscando identificar as dificuldades que levaram unidades analisadas a não atingirem a meta esperada, sendo algumas delas: falha na alimentação do sistema, horário de funcionamento da USF; dificuldade de locomoção devido às limitações físicas;
A partir disto, foi proposta uma articulação em rede, associando as Equipes de Saúde da Família aos outros serviços da Secretaria Municipal de Saúde: Equipes E-multi, enfatizando a importância da imunização nas salas de espera das USFs; Programa Saúde na Escola, com atuação no nas escolas do município; e o Núcleo de Processamento, capacitando as equipes quanto a sistematização de informações.
Além do trabalho multiprofissional entre a Secretaria de Saúde, foi proposta a intersetorialidade envolvendo outras secretarias municipais: Secretaria de Desenvolvimento Social através do Programa Criança Feliz, que acompanha crianças em situação de vulnerabilidade social; a Secretaria de Educação, que, em parceria com o Programa Saúde na Escola, proporcionou momentos de educação em saúde com as crianças e seus responsáveis nas escolas do município, além de proporcionar a atualização da caderneta da vacina no ambiente escolar; e a Secretaria de Transporte e Urbanismo, facilitando o acesso da população com dificuldade de locomoção aos serviços de saúde.

Com a execução das ações foi possível perceber melhorias quantitativas considerando o crescimento gradativo em todos os quadrimestres analisados: a cobertura que era de 69% nos imunizantes de Polio e Penta, passaram a 95% no ano de 2024.
As ações implementadas resultaram no crescimento percentual dos demais imunizantes, a exemplo das coberturas de Hepatite e Pneumo10, que nos últimos dois anos aumentaram 12% e 16% respectivamente.

A partir da comunicação entre os serviços foi possível estabelecer uma rotina de ações visando a conscientização da população e a capacitação profissional. Desse modo, foi possível perceber a importância da integralidade do cuidado, considerando a participação de serviços de diversas áreas com o mesmo objetivo.

Principal

Emanuely de Farias Albuquerque

emanuelyalbpmq@gmail.com

Coordenadora e-Multi

Coautores

Emanuely de Farias Albuquerque, Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Andressa Carolina Sousa de Araujo Góes, Francisca Eugênia Bernardino Casimiro de Lima, Sheila Aparecida Lourenço, Wagner Moreira de Almeida, Erika Oliveira de Lima Maciel

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emanuely de Farias Albuquerque

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io