Avaliação da satisfação do usuário na upa Inoã como ferramenta da percepção de valor

A qualidade em saúde está associada, entre outros fatores, na satisfação do paciente a partir das suas avaliações afetivas a determinadas atitudes tomadas no ambiente no qual ele se encontra, revelando a satisfação ou insatisfação com a assistência prestada. Entretanto, ainda se perpetua a cultura em que dentro das unidades públicas de saúde, a humanização e a valorização do paciente estão em segundo plano. Diante disso, em 2022, a gestão da UPA Inoã capacitou a sua equipe multidisciplinar com o intuito de reverter esse quadro de assistência no município de Maricá, traçando estratégias relacionadas a segurança do paciente, humanização, educação continuada e engajamento do RH e, com isso, agregando valor em toda cadeia assistencial, objetivando o cuidado integral do paciente que eram atendidos no local.

O objetivo dessa intervenção foi avaliar a satisfação do usuário que esteve em observação na UPA Inoã, sendo este o principal contribuinte para analisar o impacto das ações realizadas pela gestão local no âmbito da qualidade em saúde e segurança do paciente.

Estudo prospectivo entre o período de abril 2022 a setembro de 2022, na qual avaliou a satisfação dos pacientes ou acompanhantes no momento da alta médica e/ou transferência, sendo a participação por meio de adesão espontânea. No período, foram 942 pacientes em observação na UPA Inoã, no qual 646 pacientes responderam ao questionário. O instrumento de avaliação foi um questionário composto por perguntas inerentes a satisfação do usuário em quatro aspectos: Grupo 01 – atenção e interesse dos profissionais; Grupo 2 – orientações recebidas sobre o tratamento e procedimentos realizados; Grupo 3 – tempo de atendimento (espera); Grupo 4 – instalações físicas. Em cada grupo, o instrumento de avaliação apresentava as seguintes categorias: Grupo 1: enfermagem, equipe médica, auxiliar da higiene, assistente social, recepção, controle de acesso e maqueiro; Grupo 2: equipe médica, enfermagem e exames; Grupo 3: recepção, enfermagem, equipe médica e auxiliar de higiene; Grupo 4: aparência das instalações, organização das instalações, conforto das instalações e limpeza das instalações. Em cada categoria, o usuário avaliava o seu grau de satisfação com os seguintes conceitos: 9 ou 10, muito satisfeito; 7 ou 8 satisfeito; 5 ou 6, indiferente; 3 ou 4, insatisfeito; 1 ou 2, muito insatisfeito. Além disso, o questionário continha o Índice de Indicação da Unidade com a pergunta “Você indicaria este serviço a um familiar, amigo ou parente?”.

Ainda se perpetua a cultura em que dentro das unidades publicas de assistência em saúde, a humanização e valorização do paciente estão em segundo plano, principalmente devido à ausência de aperfeiçoamento e treinamento das equipes multiprofissionais nos programas de qualidade e segurança do paciente.

No período compreendido entre abril de 2022 a setembro de 2022, 98% dos usuários consideram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com a unidade. Em relação aos grupos avaliados, 98% consideram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com a atenção e interesse dos profissionais; 98% consideram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com as orientações recebidas sobre o tratamento e procedimentos realizados; 97% consideram-se muito satisfeitos ou satisfeitos em relação ao tempo de atendimento (espera) e 99% consideram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com a instalações físicas da unidade. Além disso, 99% dos usuários relataram que indicariam a unidade a um familiar, amigo ou parente.

O aperfeiçoamento da equipe multiprofissional é essencial para valorizar o paciente e, assim, contribuir para a reversão do seu quadro de saúde e sua percepção sobre a unidade de saúde pública.

Principal

Juliana Nogueira dos Santos

juliananogueirads@gmai.com

Coautores

Juliana Nogueira dos Santos, Thiago Soares Carneiro

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

UPA Inoã - Rua Euclídes Paulo da Silva - Inoã, Maricá - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Juliana Nogueira dos Santos

Conta vinculada

31 mar 2024

CADASTRO

22 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

01 abr 2022

inicio

30 set 2022

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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