Olá,

Visitante

Avaliação da Qualidade e Satisfação do Usuário do SUS com os Hospitais Conveniados

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O objetivo principal é avaliar e acompanhar em locus os serviços prestados pelos hospitais credenciados para a ampliação da assistência à saúde no município de Primavera do Leste – MT.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:É realizada visita diária aos pacientes usuários (internados nos referidos hospitais) do SUS, e neste momento é aplicado um questionário de forma e linguagem simples, onde os usuários respondem de acordo com as suas próprias percepções. Mensalmente é realizada uma reunião ordinária com os representantes dos hospitais, juntamente com a equipe de avaliação onde são apresentados os consolidados destas avaliações. De acordo com os resultados, é feito então a tomada de resoluções, com sugestões positivas para a melhora do serviço. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: A estratégia teve início em dezembro de 2013. Após um ano e meio de trabalho podemos avaliar os resultados satisfatoriamente positivos, pois todas as reclamações que surgiram no decorrer deste percurso e sugestões foram levadas até os gestores de cada hospital, sendo sanadas e acatadas para melhoria do serviço. Hoje a avaliação do serviço permanece contínua e podemos afirmar que o comprometimento de cada gestor envolvido neste projeto, tem se fortalecido a cada momento, trazendo assim benefícios para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2013 deslocamos com uma equipe técnica no Escritório Regional de Rondonópolis onde tirarmos todas as dúvidas e orientações sobre a gestão de leitos e contratualização hospitalar. Sendo que dentre os serviços disponibilizados para a ampliação da assistência à saúde no município de Primavera do Leste, alguns serviços são prestados por meio de contratualização Hospitalar, respeitando as diretrizes do SUS estabelecidas na Portaria 1.034 que dispõe sobre a participação complementar de instituições privadas de assistência à saúde no âmbito do Sistema único de Saúde. O processo da contratualização tem por finalidade acompanhar a resolutividade do cuidado hospitalar de maneira transparente e eficaz. O acompanhamento e a avaliação da efetividade do contrato celebrado entre as partes visam uma prestação de assistência integral à saúde dos usuários do SUS, particularmente na área de média complexidade, ambulatorial e hospitalar. Podemos destacar como colaboradores desta assistência a saúde aos usuários do SUS, os Hospitais:Hospital das Clínicas Primavera

A contínua realização das pesquisas irá fornecer dados das necessidades de melhoria na prestação de serviços dos hospitais gerando demandas para o norteamento de novas ações. As avaliações dos serviços prestados pelos hospitais conveniados mostraram uma ferramenta muito útil para promover a participação da população e formulações de políticas que irão auxiliar na melhoria do Sistema Único de Saúde.

Principal

Laura Leandra Moraes Portela de Queiroz

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Avenida São João Nº 30 – Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Laura Leandra Moraes Portela de Queiroz

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré conferências locais de saúde: um exemplo de democracia na saúde de Porto Velho (RO)
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo
Práticas
Controle social em saúde, Vilhena (RO)
Rondônia
Práticas
A Participação da Comunidade na Qualificação dos Processos de Trabalhos das Esfs no Município de Santa Rosa – Rs
Rio Grande do Sul