Avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS)

Este projeto tem como objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital. Como objetivos específicos: a) Disponibilizar um portal web, aberto e gratuito, com um instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital – aqui denominado Teste IDs – para trabalhadores da APS. b) Oferecer caminhos de aprendizagem sobre literacia digital em saúde e temas da saúde digital para trabalhadores da APS a partir da relação entre resultados do Teste IDs e processos de educação formal e não-formal preferencialmente produzidos ou financiados pelo setor público. c) Evoluir o Teste IDs no conceito de inteligência digital em saúde para apoiar uma estratégia efetiva para a educação permanente em saúde, formal e não-formal, para trabalhadores da APS e dos outros níveis do SUS.

Aplicabilidade ao SUS:
A1. O projeto aprimora a literacia digital dos trabalhadores da APS, elevando a qualidade e eficiência do atendimento no SUS, integrando eficazmente as tecnologias digitais na prática clínica. A2. Atua como um impulsionador da educação permanente em saúde, alinhando-se à ESD e facilitando a implementação de práticas digitais na saúde. A3. Aumenta a literacia digital, melhorando a comunicação, integração e gestão de dados dentro do SUS, otimizando decisões clínicas e administrativas. A4. Auxilia na expansão do acesso a serviços de saúde, minimizando disparidades ao habilitar trabalhadores da APS no uso de tecnologias digitais. A5. Estimula a inovação e adoção de novas soluções tecnológicas no SUS, assegurando a atualização constante dos profissionais da APS no ambiente de saúde digitalizado.

Contribuições científicas esperadas: C1. Modelo conceitual sobre literacia digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da APS. C2. Avaliação da situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital de trabalhadores da APS. C3. Modelo conceitual sobre inteligência digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da APS. Produtos tecnológicos esperados: P1. Portal web de acesso livre, gratuito, que ofereça um teste de literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital, com foco no cenário de saúde brasileiro e no SUS, com destaque para trabalhadores da APS, para identificar perfis de cidadania, criatividade e competitividade digital. Inicialmente o portal abordará apenas a competência de literacia digital em saúde, mas ao incluir o conceito de inteligência digital em saúde, o teste considerará as competências: direitos, comunicação, inteligência emocional, segurança, proteção, identidade, literacia e uso digital. P2. Painel web de acesso livre, gratuito, com resultados globais e indicadores quanto à situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital com foco nos trabalhadores da APS. P3. Catálogo digital de acesso livre, gratuito, de instituições de ensino e recursos educacionais que possibilitem o desenvolvimento das competências digitais necessárias para atuação na APS no contexto da saúde digital.

Recomendação para o SUS:
Ofertar instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde nos sistemas oficiais, para CONASS/CONASEMS e gestores em geral, e no aplicativo Meu SUS Digital.

autor Principal

Ivan Torres Pisa

ivanpisa@gmail.com

Coordenador

Coautores

Ivan Torres Pisa, Gilberto Vieira Branco, Angélica Baptista Silva, Deysianne Costa das Chagas, Adalberto Otranto Tardelli, Cleber de Jesus Ferreira Junior, Gabriel Libório, Gabriel Yoshioka Salermo de Andrade, Gustavo Balbino dos Santos, Isabelle Aguiar Prado, Larissa dos Santos Fernandes, Luciano Rodrigo Lopes, Natalia Custodio Almeida Akamine, Roberta Eduarda Grolli, Roberto Silva Baptista, Vinícius Luiz Cristofolini, Andréa Pereira Simões Pelogi, Luciana Aparecida de Souza

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Departamento de Informática em Saúde (DIS) – EPM/Unifesp - Rua Botucatu - Vila Clementino, São Paulo - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ivan Torres Pisa

Conta vinculada

19 ago 2025

CADASTRO

19 ago 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma
unblocked games + agar.io