Este projeto tem como objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital. Como objetivos específicos: a) Disponibilizar um portal web, aberto e gratuito, com um instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital – aqui denominado Teste IDs – para trabalhadores da APS. b) Oferecer caminhos de aprendizagem sobre literacia digital em saúde e temas da saúde digital para trabalhadores da APS a partir da relação entre resultados do Teste IDs e processos de educação formal e não-formal preferencialmente produzidos ou financiados pelo setor público. c) Evoluir o Teste IDs no conceito de inteligência digital em saúde para apoiar uma estratégia efetiva para a educação permanente em saúde, formal e não-formal, para trabalhadores da APS e dos outros níveis do SUS.
Aplicabilidade ao SUS:
A1. O projeto aprimora a literacia digital dos trabalhadores da APS, elevando a qualidade e eficiência do atendimento no SUS, integrando eficazmente as tecnologias digitais na prática clínica. A2. Atua como um impulsionador da educação permanente em saúde, alinhando-se à ESD e facilitando a implementação de práticas digitais na saúde. A3. Aumenta a literacia digital, melhorando a comunicação, integração e gestão de dados dentro do SUS, otimizando decisões clínicas e administrativas. A4. Auxilia na expansão do acesso a serviços de saúde, minimizando disparidades ao habilitar trabalhadores da APS no uso de tecnologias digitais. A5. Estimula a inovação e adoção de novas soluções tecnológicas no SUS, assegurando a atualização constante dos profissionais da APS no ambiente de saúde digitalizado.
Contribuições científicas esperadas: C1. Modelo conceitual sobre literacia digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da APS. C2. Avaliação da situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital de trabalhadores da APS. C3. Modelo conceitual sobre inteligência digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da APS. Produtos tecnológicos esperados: P1. Portal web de acesso livre, gratuito, que ofereça um teste de literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital, com foco no cenário de saúde brasileiro e no SUS, com destaque para trabalhadores da APS, para identificar perfis de cidadania, criatividade e competitividade digital. Inicialmente o portal abordará apenas a competência de literacia digital em saúde, mas ao incluir o conceito de inteligência digital em saúde, o teste considerará as competências: direitos, comunicação, inteligência emocional, segurança, proteção, identidade, literacia e uso digital. P2. Painel web de acesso livre, gratuito, com resultados globais e indicadores quanto à situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital com foco nos trabalhadores da APS. P3. Catálogo digital de acesso livre, gratuito, de instituições de ensino e recursos educacionais que possibilitem o desenvolvimento das competências digitais necessárias para atuação na APS no contexto da saúde digital.
Recomendação para o SUS:
Ofertar instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde nos sistemas oficiais, para CONASS/CONASEMS e gestores em geral, e no aplicativo Meu SUS Digital.
Departamento de Informática em Saúde (DIS) – EPM/Unifesp - Rua Botucatu - Vila Clementino, São Paulo - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO