- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
No ano de 2012, foi implantado no município de Ribeirão Preto o pré-natal do parceiro. Na primeira consulta com o ginecologista é oferecido ao companheiro da gestante a possibilidade de realizar exames sorológicos para o diagnóstico de HIV, hepatites B e C e Sífilis. A estratégia tem como objetivo sensibilizar e incluir os parceiros nos cuidados da gestação e na prevenção da transmissão vertical do HIV das Hepatites e sífilis. Além disso, podemos atuar na quebra da cadeia de transmissão destas doenças com o diagnóstico precoce destes parceiros. as ações têm como objetivo prevenir doenças e incluir o homem na paternidade. as equipes de saúde que recebem os parceiros podem aproveitar para sugerir a realização de exames preventivos em relação à saúde do homem. É importante que esse homem seja bem acolhido pelas equipes de saúde.
O objetivo deste estudo é avaliar a adesão ao Pré-Natal do Parceiro após cinco anos de implantação e identificar a taxa de positividade para as infecções sexualmente transmissíveis nos parceiros e nas gestantes. Estudo retrospectivo que utilizou os bancos de dados do Laboratório Municipal e da Secretaria da Saúde (Hygia) para a coleta dos dados. Foram selecionados todos os parceiros de gestantes que aderiram a esta estratégia de Julho de 2012 a Dezembro de 2017. Os exames realizados foram o HIV, o HBsAg, o anti-HCV e o Sífilis TP pela metodologia de quimioluminescência. Caso algum exame seja reagente o Laboratório avisa imediatamente via e-mail o programa de saúde responsável por cada agravo que entra em contato com as unidades requisitantes e o parceiro e a gestante são convocados imediatamente para providências. Para facilitar o acesso aos homens nas Unidades de saúde o atendimento e a coleta dos exames são realizados em horários alternativos.
No período estudado, 10.817 homens aderiram ao Pré-Natal do parceiro e foram diagnosticados 37 (0,34%) parceiros com sorologia Reagente para HIV, 70 (0,64%) para HBsAg, 48 (0,44%) para anti-HCV e 278 (2,57%) com sorologia reagente para Sífilis. No mesmo período foram realizados 31.341 procedimentos sorologias de Pré-Natal em mulheres e foram identificadas 89 (0,28%) gestantes com sorologia Reagente para HIV, 55 (0,17%) para HBsAg, 45 (0,14%) para anti-HCV e 751 (2,39%) com sorologia reagente para sífilis. Obtivemos 16,5% de adesão no segundo semestre de 2012 e passamos para 50,5% de adesão no segundo semestre de 2017. Se facilitarmos o acesso ao parceiro e oferecermos adequação aos seus horários conseguimos uma maior adesão. Identificamos uma taxa de positividade das sorologias dos parceiros ligeiramente maior que a encontrada nas gestantes, por isso devemos nos esforçar ainda mais para atingir a população masculina e o pré-Natal do parceiro é uma ótima estratégia para este fim. o próximo passo é identificar as unidades onde há maior adesão, observar suas estratégias para atingirmos 100% em todas as unidades.
Rua João Nantes Júnior, 928 - Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO