Avaliação da adesão ao pré-natal do parceiro oferecido na primeira consulta da gestante na Rede de Atenção Básica do SUS nos primeiros cinco anos após a implantação

No ano de 2012, foi implantado no município de Ribeirão Preto o pré-natal do parceiro. Na primeira consulta com o ginecologista é oferecido ao companheiro da gestante a possibilidade de realizar exames sorológicos para o diagnóstico de HIV, hepatites B e C e Sífilis. A estratégia tem como objetivo sensibilizar e incluir os parceiros nos cuidados da gestação e na prevenção da transmissão vertical do HIV das Hepatites e sífilis. Além disso, podemos atuar na quebra da cadeia de transmissão destas doenças com o diagnóstico precoce destes parceiros. as ações têm como objetivo prevenir doenças e incluir o homem na paternidade. as equipes de saúde que recebem os parceiros podem aproveitar para sugerir a realização de exames preventivos em relação à saúde do homem. É importante que esse homem seja bem acolhido pelas equipes de saúde.

O objetivo deste estudo é avaliar a adesão ao Pré-Natal do Parceiro após cinco anos de implantação e identificar a taxa de positividade para as infecções sexualmente transmissíveis nos parceiros e nas gestantes. Estudo retrospectivo que utilizou os bancos de dados do Laboratório Municipal e da Secretaria da Saúde (Hygia) para a coleta dos dados. Foram selecionados todos os parceiros de gestantes que aderiram a esta estratégia de Julho de 2012 a Dezembro de 2017. Os exames realizados foram o HIV, o HBsAg, o anti-HCV e o Sífilis TP pela metodologia de quimioluminescência. Caso algum exame seja reagente o Laboratório avisa imediatamente via e-mail o programa de saúde responsável por cada agravo que entra em contato com as unidades requisitantes e o parceiro e a gestante são convocados imediatamente para providências. Para facilitar o acesso aos homens nas Unidades de saúde o atendimento e a coleta dos exames são realizados em horários alternativos.

No período estudado, 10.817 homens aderiram ao Pré-Natal do parceiro e foram diagnosticados 37 (0,34%) parceiros com sorologia Reagente para HIV, 70 (0,64%) para HBsAg, 48 (0,44%) para anti-HCV e 278 (2,57%) com sorologia reagente para Sífilis. No mesmo período foram realizados 31.341 procedimentos sorologias de Pré-Natal em mulheres e foram identificadas 89 (0,28%) gestantes com sorologia Reagente para HIV, 55 (0,17%) para HBsAg, 45 (0,14%) para anti-HCV e 751 (2,39%) com sorologia reagente para sífilis. Obtivemos 16,5% de adesão no segundo semestre de 2012 e passamos para 50,5% de adesão no segundo semestre de 2017. Se facilitarmos o acesso ao parceiro e oferecermos adequação aos seus horários conseguimos uma maior adesão. Identificamos uma taxa de positividade das sorologias dos parceiros ligeiramente maior que a encontrada nas gestantes, por isso devemos nos esforçar ainda mais para atingir a população masculina e o pré-Natal do parceiro é uma ótima estratégia para este fim. o próximo passo é identificar as unidades onde há maior adesão, observar suas estratégias para atingirmos 100% em todas as unidades.

Principal

Elaine Cristina Manini Minto

laboratorio@saude.pmrp.com.br

Coautores

Eduardo Bras Perim, Renata Cristina Boscariol Manetta, Luiz Benjamin Trivellato Filho, Claudia Siqueira Vassimon, Gislaine Carla Bovo Gonçalves

A prática foi aplicada em

Ribeirão Preto

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP)

Rua João Nantes Júnior, 928 - Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sandro Scarpelini

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

20 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas