Atualmente a vacinação é responsável por prevenir diversas doenças. As instituições de saúde estão cada vez mais preparadas para estratégias de prevenção através da vacinação, como por exemplo as campanhas de vacinação ou os dias D. Apesar de todos os benefícios muitos ainda resistem por ser um procedimento doloroso, causando medo.² Para isso diversas técnicas podem ser utilizadas para reduzir o estresse antes e durante a vacinação, uma delas é a Atividade Assistida por Animais, que utiliza o cão como meio de socialização e descontração¹.
A Atividade Assistida por Animais vem sendo desenvolvida mundialmente, sendo implantada recentemente no Brasil, tem como propósito reduzir níveis de estresse, diminuir tempo de espera, melhorar a adesão a tratamentos e aumentar a vínculo entre paciente e terapeuta¹, portanto torna-se uma ótima alternativa a ser utilizada em momentos de estresse elevado, como no caso, o dia de vacina.
A Atividade Assistida por Animais é uma técnica bem aceita por pais e crianças durante o dia de vacinação e conforme percepção dos pais, auxilia na redução de estresse da criança. Os cuidados com o ambiente e com o animal utilizado na terapia são de extrema importância, desde o adestramento correto até o perfil do animal e do terapeuta.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO