Olá,

Visitante

Atenção Biopsicossocial Integrada: o Caso Sorocaba

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Compartilhar os êxitos e desafios da experiência histórica de integração das Reformas Sanitária e Psiquiátrica, no maior Pólo Manicomial do país.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O relato da experiência parte do processo de regionalização da gestão e territorialização do cuidado, organizando a Atenção Primária do Município em seis Regionais de Saúde – sudoeste, noroeste, centro norte, norte, leste e centro sul. Estes territórios, compostos de Unidades Básicas de Saúde, Unidades Pré hospitalares, Unidades de Pronto Atendimento e Centros de Atenção Psicossocial, foi iniciado em 2013 um processo de co-gestão envolvendo as equipes gestoras (coordenadores e apoiadores regionais), coordenações locais e equipes locais. A Gestão da Secretaria Municipal de Saúde tem utilizado várias estratégias na reorientação das práticas e sua sustentabilidade como: 1) Articulação Regional entre diferentes serviços, territorializando as praticas ambulatoriais e descentralizando especialidades que não requeriam tecnologias duras, aumentando a autosuficiência das regiões de saúde (Especialidade no Bairro)

A cidade de Sorocaba localiza-se na região Sudoeste do Estado de São Paulo, a cerca de 90 km de distância da capital. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem 586.625 habitantes, conforme o Censo 2010. Pólo de uma região com mais de dois milhões de habitantes, Sorocaba conta hoje com uma grande diversidade econômica. É a 5ª cidade em desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB de R$ 9,5 bilhões. Segundo a Fundação SEADE, em 2009 o PIB de Sorocaba correspondia a 1,3% do PIB do Estado e 0,45% do PIB brasileiro. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas. Para entender as necessidades do setor vale lembrar que a cidade é servida por uma malha rodoviária que permite acesso privilegiado que, além de favorecer a entrada de insumos e a exportação da produção, facilita também os processos migratórios de pessoas de outros municípios para trabalhar, estudar, utilizar-se do comercio, buscar serviços – inclusive de saúde, etc. A importância regional de Sorocaba é inegável.Com a territorialização da saúde ainda insipiente, e baixíssima cobertura da estratégia de saúde da família, o Município convivia com a desvalorização e despotencialização da Atenção Primária em Saúde, a supervalorização do atendimento superespecializado e centralizado, organização piramidal hierárquica, sem nenhum mecanismo de regulação ao acesso.A região de Sorocaba, ainda, é considerada um dos maiores pólos manicomiais do Brasil, com sete hospitais psiquiátricos e cerca de duas mil e seiscentas pessoas em situação de internação de longa internação. No ano de 2012, a emissora de televisão SBT exibiu um documentário intitulado “A Casa dos Esquecidos”, com retratos de violência e de violação dos direitos humanos em um desses hospitais, situação já denunciada desde 2011 pelo movimento da luta antimanicomial do município. Os desdobramentos gerados a partir de então levaram a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em dezembro de 2012, que prevê o fechamento desses sete hospitais, e a adequação da assistência às pessoas com transtornos mentais, com a implantação de uma rede territorial de serviços. As ações desse Termo iniciaram-se em janeiro de 2013 e incluem a gestão municipal do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz a constituir-se como pólo de desinstitucionalização das pessoas internadas em Sorocaba, e a qualificação e expansão da rede de saúde mental do município. Este cenário de fragmentação do cuidado e das práticas segregatórias, se encontra atualmente em momento oportuno de fazer acontecer, num processo sincrônico , a Reforma Sanitária e a Reforma Psiquiátrica a um só tempo, com vistas a concretizar a atenção biopsicossocial integrada.

Principal

Luiz Antonio Corsi

saude_gabinete@sorocaba.sp.gov.br

A prática foi aplicada em

Sorocaba

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luiz Antonio Corsi

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 jul 2016

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Fechamento da Clivapa – Desinstitucionalização dos Pacientes
Rio de Janeiro
Práticas
Construção da Raps em Santa Bárbara d’Oeste
São Paulo
Práticas
Saúde Mental na Atenção Básica: Um Novo olhar Sobre os Encaminhamentos para Consultas Psiquiátricas
São Paulo
Práticas
Saúde mental e equidade na atenção básica: construindo critérios de priorização dos casos graves de sofrimento mental
Minas Gerais
Práticas
Grupo de Apoio Renascer
Mato Grosso
Práticas
Redes – Articulação Intersetorial de Políticas Sobre Drogas no Município de Rondonópolis, Mt.
Mato Grosso
Práticas
Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial
Práticas
A Implantação do Serviço Integrado de Saúde Mental – Sim Pr Trabalho em Rede com os Municípios de Abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa oeste do Paraná – Ciscopar
Paraná
Práticas
Apoio Matricial em Saúde Mental no Município de Ponta Grossa: Desafios para a Implantação
Paraná
Práticas
A Importância do Vínculo da Equipe do Consultório na Rua de Taguatinga no Resgate À Saúde de Idoso com Transtorno Mental em Situação de Rua na Atenção Básica.