A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são considerados fatores de risco de grande relevância para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo condições passíveis de controle e acompanhamento pela Atenção Primária em Saúde (APS). A hipertensão afeta de 11% a 20% da população adulta com mais de 20 anos no Brasil. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio, no Brasil, apresentam hipertensão associada. O programa Hiperdia constitui-se uma importante ferramenta para instrumentalizar o atendimento aos usuários hipertensos/e ou diabéticos, potencializando o cuidado a esses indivíduos através da consolidação de informações essenciais para manutenção da saúde dos indivíduos, minimizando as complicações das doenças.
Sendo assim, o processo de educação em saúde possibilita aos sujeitos informações que subsidiam a tomada de decisões conscientes e despertam a responsabilização sobre a sua própria condição de saúde. A atuação multiprofissional no Hiperdia é uma estratégia utilizada para ampliar o escopo de informações sobre as patologias e condições inerentes ao processo saúde-doença da população, levando em consideração o saber de cada categoria profissional.
Os baixos índices de hipertensos e diabéticos acompanhados pela equipe de atenção primaria nos motivou a executar este projeto.
Evidenciou-se que durante a implementação das ações, tiveram pontos positivos tanto para os usuários como para a equipe de profissionais envolvidos. A unidade básica de saúde na avaliação quadrimestral dos últimos meses de 2023 obteve uma porcentagem de acompanhamento de 7% dos seus hipertensos, após a realização das ações, foi identificado um aumento nessa porcentagem passando para 62% nos primeiros meses de 2024. Para os usuários, as atividades trouxeram o esclarecimento de dúvidas, o despertar para a percepção da importância do autocuidado, o fortalecimento do vínculo e a troca de experiências, além da redução dos valores de glicemia e hipertensão arterial verificados. Para a equipe, o vínculo proporcionou o engajamento e contribuiu para a participação ativa do indivíduo no controle da doença e na prevenção de suas complicações.
A inserção da equipe multiprofissional nas atividades realizadas mensalmente pelo programa Hiperdia possibilitou a construção e entrega de folder educativo evidenciando que a prática de atividades físicas, alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, bem como o consumo excessivo de sal, contribuem positivamente para a manutenção da saúde. É possível concluir, ainda, que as ações executadas pela equipe multiprofissional em relação ao acolhimento desse público são de extrema importância, contribuindo tanto para a melhora da assistência prestada, como também para aumentar a satisfação e estreitar o vínculo da clientela em relação à UBS, haja vista que se trata de uma unidade recentemente inaugurada. Observa-se, também, o aumento no número de participantes nas atividades propostas. O que incita a busca ativa e consolida o vínculo do usuário com os serviços de saúde, melhorando o acesso dos pacientes com doenças crônicas ao tratamento, diminuindo a probabilidade de doenças secundarias e, em consequência, a redução da taxa de morbimortalidade.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO