A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma doença epidêmica causada pela dependência física e psíquica da nicotina (presente no tabaco e seus derivados) (BRASIL, 2016). Hoje, no mercado nacional/internacional encontramos uma vasta gama de produtos derivados do tabaco e eles podem ser utilizados de diversas formas: fumado, inalado, aspirado, mascado, entre outras. No Brasil a forma predominante de uso é de tabaco fumado. Independente da forma de uso, a nicotina causa dependência (física/psíquica) aumentando o risco de se contrair doenças crônicas não transmissíveis e que podem levar ao óbito (INCA, 2018). Há um esforço mundial envolvendo entidades governamentais, não governamentais, profissionais da saúde e sociedade civil na regulamentação de controle do uso do tabaco. Essas ações são voltadas a desestimulação do consumo, na prevenção da iniciação e na promoção do tratamento na rede da Atenção Básica (AB) (Brasil, 2016).
Ofertar um Programa de Cessação ao Tabagismo (PCT) de forma efetiva e resolutiva aos munícipes de Juruena (MT). O PCT é ofertado para as 03 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o paciente interessado é inserido no grupo. São 05 (cinco) pacientes por UBS em cada grupo, dessa forma a Equipe consegue atender de forma resolutiva 15 (quinze) pacientes, trimestralmente. O grupo de cessação ao tabagismo é centralizado na Academia da Saúde. O tratamento em grupo é dividido em sessões com duração de três meses: 1º mês – sessões semanais 1ª- 5ª (a cada 7 dias); 2º mês – sessões quinzenais 6º- 7º (a cada 15 dias); 3º mês – sessão mensal (com 30 dias). Implantação de sessões de monitoramento (a cada 3 meses).
As informações confiáveis sobre o trabalho desenvolvido pelo PCT de Juruena no ano de 2018 foram essenciais para comprovar a efetividade do trabalho desenvolvido e auxiliar a tomada de decisões para os próximos grupos de cessação ao tabagismo do município. A equipe até o presente momento atendeu/assistiu o número total de 55 (cinquenta e cinco) pacientes, desses, 26 (vinte e seis) cessaram definitivamente o uso do tabaco num percentual de 47,27%, 5 (cinco) cessaram o uso do tabaco num percentual de 9,09% (porém tiveram recaídas), 20 (vinte) não pararam, mas reduziram de forma significativa o número de cigarros/dia num percentual de 36,36%, 3 (três) desistiram do tratamento no decorrer da terapêutica. O envolvimento de toda equipe multidisciplinar da Atenção Básica e da gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são os pilares para um PCT sólido e efetivo. Uma vez que nenhum profissional é autossuficiente, cada um com sua área de abrangência contemplam o trabalho do outro (trabalho multiprofissional), garantindo a eficácia do resultado final que é a cessação do Tabagismo.
Rua Goias, 07 - Centro, Juruena - MT, 753400-000
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO