Olá,

Visitante

Assistência multidisciplinar: grupo de cessação ao tabagismo de Juruena (MT)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma doença epidêmica causada pela dependência física e psíquica da nicotina (presente no tabaco e seus derivados) (BRASIL, 2016). Hoje, no mercado nacional/internacional encontramos uma vasta gama de produtos derivados do tabaco e eles podem ser utilizados de diversas formas: fumado, inalado, aspirado, mascado, entre outras. No Brasil a forma predominante de uso é de tabaco fumado. Independente da forma de uso, a nicotina causa dependência (física/psíquica) aumentando o risco de se contrair doenças crônicas não transmissíveis e que podem levar ao óbito (INCA, 2018). Há um esforço mundial envolvendo entidades governamentais, não governamentais, profissionais da saúde e sociedade civil na regulamentação de controle do uso do tabaco. Essas ações são voltadas a desestimulação do consumo, na prevenção da iniciação e na promoção do tratamento na rede da Atenção Básica (AB) (Brasil, 2016).

Ofertar um Programa de Cessação ao Tabagismo (PCT) de forma efetiva e resolutiva aos munícipes de Juruena (MT). O PCT é ofertado para as 03 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o paciente interessado é inserido no grupo. São 05 (cinco) pacientes por UBS em cada grupo, dessa forma a Equipe consegue atender de forma resolutiva 15 (quinze) pacientes, trimestralmente. O grupo de cessação ao tabagismo é centralizado na Academia da Saúde. O tratamento em grupo é dividido em sessões com duração de três meses: 1º mês – sessões semanais 1ª- 5ª (a cada 7 dias); 2º mês – sessões quinzenais 6º- 7º (a cada 15 dias); 3º mês – sessão mensal (com 30 dias). Implantação de sessões de monitoramento (a cada 3 meses).

As informações confiáveis sobre o trabalho desenvolvido pelo PCT de Juruena no ano de 2018 foram essenciais para comprovar a efetividade do trabalho desenvolvido e auxiliar a tomada de decisões para os próximos grupos de cessação ao tabagismo do município. A equipe até o presente momento atendeu/assistiu o número total de 55 (cinquenta e cinco) pacientes, desses, 26 (vinte e seis) cessaram definitivamente o uso do tabaco num percentual de 47,27%, 5 (cinco) cessaram o uso do tabaco num percentual de 9,09% (porém tiveram recaídas), 20 (vinte) não pararam, mas reduziram de forma significativa o número de cigarros/dia num percentual de 36,36%, 3 (três) desistiram do tratamento no decorrer da terapêutica. O envolvimento de toda equipe multidisciplinar da Atenção Básica e da gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são os pilares para um PCT sólido e efetivo. Uma vez que nenhum profissional é autossuficiente, cada um com sua área de abrangência contemplam o trabalho do outro (trabalho multiprofissional), garantindo a eficácia do resultado final que é a cessação do Tabagismo.

Principal

Rayane Kelen Dornelas

farma_juruenamt@hotmail.com

Coautores

Simone Joselin Lopes Souza, Marcus Vinicius Dos Anjos Botelho, Isanete Geraldini Costa Bieski

A prática foi aplicada em

Juruena

Juruena

Juruena

Juruena

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Jurena (MT)

Rua Goias, 07 - Centro, Juruena - MT, 753400-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Helvio De Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro