Olá,

Visitante

Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.

Os problemas de saúde mental vêm se constituindo uma realidade nas UBS. Onde a população em processo de adoecimento, ou em crise, procuram os serviços de saúde em busca de medicamentos para alívio de suas angústias e dores. Observou-se que a distribuição de psicofármacos é extremamente significante nos serviços da atenção básica e isso confirma a importância das ações com o objetivo da desmedicalização. Na UBS Jd. Eulina iniciarmos um método alternativo de tratamento não medicamentosos, o artesanato. Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de quatro horas, em um espaço cedido pela Associação Amigos do Bairro Jd. Eulina que contou com dois grupos, o primeiro grupo de artesanato teve seu início em fevereiro 2014 até maio de 2017, o segundo iniciou em junho de 2017 e finalizou em novembro de 2018. Ambos os grupos contaram com a presença de uma média de 30 pessoas, sendo todas mulheres, na faixa etária entre 20 a 70 anos.

objetivo do grupo de artesanato é ensinar trabalhos artesanais variados, visando a melhora na qualidade de vida dos usuários. Proporcionando vinculo social e afetivo, melhorando a renda familiar e promovendo momentos de lazer e distração.Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de quatro horas, em um espaço cedido pela Associação Amigos do Bairro Jd. Eulina, com a Agente Comunitária de Saúde, Silvia Helena, que já exercia essas atividades anteriormente. Os inscritos no curso aprendem a fazer bordados, pinturas, moldes das peças, corte costura e confecções das mesmas, entre outras atividades.

Na visão de promoção da saúde mental, o grupo de artesanato é um dispositivo que ultrapassa os seus objetivos, contribuindo no encontro de condições favoráveis e saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, possibilita a manutenção e o reequilíbrio da saúde mental dessas mulheres.

Principal

Silvia Helena Mandetta

silvia.mandetta10@gmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Campinas

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ação Municipal – Juntos Somos Mais Fortes
Tocantins
Práticas
Atenção Domiciliar: a Integralidade do Cuidado Promovendo Saúde e Prevenindo Agravos
Rio de Janeiro
Práticas
Relato de Experiência da Atenção Especializada em Saúde da População Trans no Município de Niterói.
Rio de Janeiro
Práticas
Modelos Assistenciais em Saúde: Desafios e Perspectivas
Rio Grande do Sul
Práticas
A Ótica do Cuidado: Relato de Experiência Sobre o Projeto olhar Brasil Realizado no Município de Vassouras – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Promoção da Saúde a Partir do Resgate da Ancestralidade de Comunidades em Contexto Rural e Quilombola no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Rede de Atenção com Foco no Cuidado das Pessoas com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj: Contribuição da Coordenação de Saúde Bucal.
Rio de Janeiro
Práticas
Protocolo para o Cuidado odontológico dos Pacientes com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Nasf Pindoba e o Grupo Plantando com Saúde
Práticas
Potencial das Ações do Nasf no Programa Saúde na Escola: Articulações e Expansão na Rede de Atenção À Saúde de Juripiranga/Pb
Paraíba