- Atenção Primária à Saúde
Tarsila Fernandes Vidal
- 15 abr 2024
Os problemas de saúde mental vêm se constituindo uma realidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A população em processo de adoecimento, ou em crise, procura os serviços de saúde em busca de medicamentos para alívio de suas angústias e dores. Observou-se que a distribuição de psicofármacos é extremamente significante nos serviços da atenção básica e isso confirma a importância das ações com o objetivo da desmedicalização. Na UBS Jardim Eulina iniciamos um método alternativo de tratamento não medicamentosos, o artesanato. Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de quatro horas em um espaço cedido pela associação amigos do bairro Jardim Eulina que contou com dois grupos, o primeiro grupo de artesanato teve seu início em fevereiro 2014 até maio de 2017, o segundo iniciou em junho de 2017 e finalizou em novembro de 2018. Ambos os grupos contaram com a presença de uma média de 30 pessoas, sendo todas mulheres, na faixa etária de 20 a 70 anos.
Objetivo do grupo de artesanato é ensinar trabalhos artesanais variados, visando a melhora na qualidade de vida dos usuários. Proporcionando vínculo social e afetivo, melhorando a renda familiar e promovendo momentos de lazer e distração. Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de quatro horas, em um espaço cedido pela Associação Amigos do Bairro Jd. Eulina, com a agente comunitária de saúde Silvia Helena, que já exercia essas atividades anteriormente. Os inscritos no curso aprendem a fazer bordados, pinturas, moldes das peças, corte costura e confecções, entre outras atividades.
Na visão de promoção da saúde mental, o grupo de artesanato é um dispositivo que ultrapassa os seus objetivos, contribuindo no encontro de condições favoráveis e saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, possibilita a manutenção e o reequilíbrio da saúde mental dessas mulheres.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO