Olá,

Visitante

Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.

Os problemas de saúde mental vêm se constituindo uma realidade nas UBS. Onde a população em processo de adoecimento, ou em crise, procuram os serviços de saúde em busca de medicamentos para alívio de suas angústias e dores. Observou-se que a distribuição de psicofármacos é extremamente significante nos serviços da atenção básica e isso confirma a importância das ações com o objetivo da desmedicalização. Na UBS Jd. Eulina iniciarmos um método alternativo de tratamento não medicamentosos, o artesanato. Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de quatro horas, em um espaço cedido pela Associação Amigos do Bairro Jd. Eulina que contou com dois grupos, o primeiro grupo de artesanato teve seu início em fevereiro 2014 até maio de 2017, o segundo iniciou em junho de 2017 e finalizou em novembro de 2018. Ambos os grupos contaram com a presença de uma média de 30 pessoas, sendo todas mulheres, na faixa etária entre 20 a 70 anos.

objetivo do grupo de artesanato é ensinar trabalhos artesanais variados, visando a melhora na qualidade de vida dos usuários. Proporcionando vinculo social e afetivo, melhorando a renda familiar e promovendo momentos de lazer e distração.Tem se aplicado no grupo de artesanato uma aula semanal de quatro horas, em um espaço cedido pela Associação Amigos do Bairro Jd. Eulina, com a Agente Comunitária de Saúde, Silvia Helena, que já exercia essas atividades anteriormente. Os inscritos no curso aprendem a fazer bordados, pinturas, moldes das peças, corte costura e confecções das mesmas, entre outras atividades.

Na visão de promoção da saúde mental, o grupo de artesanato é um dispositivo que ultrapassa os seus objetivos, contribuindo no encontro de condições favoráveis e saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, possibilita a manutenção e o reequilíbrio da saúde mental dessas mulheres.

Principal

Silvia Helena Mandetta

silvia.mandetta10@gmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Campinas

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.
Práticas
Uso do Futsal Como Estratégia de Promoção da Saúde e Diminuição do Risco de Marginalização: Projeto Caminhos do Viver.
São Paulo
Práticas
Qualidade de Vida no Grupo “Mulher Ativa” na Cidade de Montalvânia – Mg
Minas Gerais
Práticas
Qualidade de Vida e Longevidade: Educação/Prevenção/Promoção em Saúde Sob os Aspectos Biopsicossociais Como Ferramenta para o Cuidado de Pacientes Hipertensos e Diabéticos.
Minas Gerais
Práticas
Projeto “Viva Leve”
Minas Gerais
Práticas
Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas
Minas Gerais
Práticas
Praticas Exitosas no Grupo de Emagrecimento.
Minas Gerais