Olá,

Visitante

Arte como instrumento de cuidado na Atenção Primária à Saúde

Após estudos de pesquisas que comprovam a eficácia do riso na produção do bem estar físico e mental das pessoas, e equipe multiprofissional da ESF Dr. José Renan Oliveira Moreira, situada no bairro Parque Boa Vista, em Itabuna-Ba, passam a inserir o humor nas principais atividades da Unidade.
Semanalmente, a equipe promove na Unidade de Saúde encontros com temas variados para públicos diversos, tais como, grupos de gestantes, tabagistas, hipertensos e diabéticos, homens, mulheres e mães de crianças menores de 05 anos a fim de orientá-los a cerca de determinado tema, que é apresentado por meio de atividades artísticas (teatro, música e literatura de cordel). Estas apresentações se dão também para público misto, nas Salas de espera. As atividades ocorrem ainda fora do espaço da Unidade, em outros locais no território como escolas, centro de cultura e shopping. O objetivo é utilizar as diversas formas de artes como instrumento de cuidado na Atenção Primária, bem como a promoção do bem estar físico e mental através do riso.

Ao ouvir diariamente queixas repetidas, comuns à maioria dos usuários e com base nos resultados das pesquisas realizadas, a equipe constatou a necessidade de um trabalho direcionado á atenção para a somatização.

Os resultados deste trabalho são bastante satisfatórios. Os objetivos foram alcançados. A população de abrangência da Unidade de Saúde frequenta as atividades e relata a importância destes momentos de descontração para o seu bem estar. A equipe é solicitada em outras programações fora do âmbito territorial, para a promoção da saúde e esta experiência foi selecionada para participação no encontro Narrativas 2018, na Fiocruz – RJ, na Mostra Bahia Aqui tem SUS – 2019 e Mostra Brasil Aqui tem SUS – 2019.

Na Unidade de Saúde, acolhe-se usuários com dores diversas, físicas ou psíquicas. Alguns que procuram o Serviço por uma simples dor de cabeça, outros, por uma grave dor na alma. Muitos deles querem apenas conversar, ser ouvidos e ouvi-los é a melhor forma de cuidado, seguida da promoção do bem estar causada por boas gargalhadas. Os resultados desta experiência confirmam a importância do riso na promoção da saúde e utiliza como máxima: Rir é o melhor remédio.
Aconselha-se que práticas similares sejam implantadas em todas as equipes de saúde da família, a fim de contribuir para o bem estar físico e mental dos usuários.

Principal

ZAYRA MARIA DO ROSÁRIO SILVA LIMA

zayramariah@hotmail.com

ACS

Coautores

Zayra Maria do Rosário Silva Lima

A prática foi aplicada em

Itabuna

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Comendador Firmino Alves, 110 – Centro – CEP 45600-185

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

ZAYRA MARIA DO ROSÁRIO SILVA LIMA

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

12 dez 2023

e atualizada em

10 jan 2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Oferta e Inserção do DIU pelo Enfermeiro na Atenção Primária a Saúde do Município de Assunção
Paraíba
Práticas
A prática da natação para crianças e adolescentes com deficiência em município do sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Potencializando ações e atendimentos itinerantes nos bairros para melhoria e alcance de metas
Paraíba
Práticas
Implantação do cuidado farmacêutico na atenção básica, integrando farmácia a rede de atenção a saúde
Paraíba
Práticas
A eficácia do instrumento de classificação de risco gestacional na atenção primaria à saúde.
Paraíba