Olá,

Visitante

Arbomóvel: Acesso a educação em saúde para todos

A educação em saúde é uma ferramenta importante para promoção da saúde e garantia dos direitos humanos fundamentais. O trabalho de Educação em Saúde no município de Piraí já ocorre esporadicamente em escolas e com a comunidade, no entanto, para tornar tal estratégia mais frequente, efetiva e buscando maior conscientização, foi pensado no Arbomóvel. Um automóvel (ônibus ou micro-ônibus) com uma equipe capacidade que tem como finalidade levar educação em saúde para todas as escolas e comunidades do município de Piraí sobre as Arboviroses que são negligenciadas. Com atividades lúdicas dentro e fora do automóvel, entre as Aboviroses apresentadas: Dengue, Zika, Chikugunya, Febre Amarela e Malária. Tal iniciativa proporciona o contato da população com a existência de serviços do município que por muitos ainda é desconhecido, apresentando ao cidadão seus direitos e deveres. A informação em saúde é fundamental ao processo de tomada de decisões, dessa forma, o cidadão desenvolve autonomia para buscar por seus direitos e cumprir com seus deveres.OBJETIVOS: – Apresentar a população diferentes estratégias para eliminação de focos dos vetores das arboviroses

O município de Piraí está situado no estado do Rio de Janeiro. Possui uma população estimada para o ano de 2017 de 28.222 habitantes e uma densidade demográfica de 52,07 hab?km2, segundo dados do IBGE. Há no município atualmente 12 agentes de endemias que atuam na Vigilância Ambiental que estão nesse cargo a 1 ano e 9 meses, percebendo que nesse tempo foram poucos os trabalhos voltados para a Educação em Saúde a respeito das Arboviroses levando em consideração a quantidade de habitantes. Além disso, analisando a série histórica do Índice de Infestação do vetor Aedes no LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti e albopictus) em janeiro de 2017 em Piraí foi de 3,6 para Aedes aegypti e 1,8 para Aedes albopictus sendo considerado de alto risco. E analisando o número de casos confirmados para dengue em 2016 que foram de 141 casos confirmados e em 2017 de 5 casos confirmados. Devido a quantidade de habitantes do município, analise do LIRAa e de casos confirmados de dengue observa-se a necessidade de implementar os projetos em Educação em Saúde para a população.

A utilização do Arbomóvel para a prestação de serviços para as escolas e comunidade de Piraí é uma forma de garantia de acesso a informação. A maior proximidade da equipe com os usuários resulta no empoderamento e valorização destes aumentando a autonomia e a responsabilização dos seus deveres com a própria saúde. Uma vez que os usuários estão mais envolvidos e buscam mais conhecimento em saúde, há uma crescente melhoria da qualidade de vida da população.

Principal

Elizângela Rosa de Sá Lourenço

elizangelalourenco@bol.com.br

A prática foi aplicada em

Piraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Elizângela Rosa de Sá Lourenço

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Estudo das infecções do trato urinário na população de Queimadas (PB) atendida pelo SUS
Paraíba
Práticas
VIVER BEM É SER SAUDÁVEL: ACOMPANHAMENTO DE PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSIVEIS
Paraíba
Práticas
Vigilância Epidemiológica: relato de experiência sobre a operacionalização do trabalho no município de Quatis
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação antirrábica animal itinerante – a vigilância ambiental em saúde vai até você!
Rio de Janeiro
Práticas
Estratégia de rodízio para ampliação do acesso da população às vacinas com apresentação multidoses
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto agrotóxicos: Um olhar consciente
Paraíba