Olá,

Visitante

Protocolo de Ações Preventivas para a Proteção dos Trabalhadores Expostos À Radiação Ionizante.

AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS TRABALHADORES EXPOSTOS À RADIAÇÃO IONIZANTE TRAZEM A PREOCUPAÇÃO COM O POTENCIAL RISCO E DESCONHECIMENTO QUE ESTES TRABALHADORES E OUTROS, ALÉM DOS EMPREGADORES TEM EM RELAÇÃO AO USO DESSA TÉCNICA, QUE TANTO PODE CAUSAR DANO AO PRÓPRIO TRABALHADOR COMO AO MEIO AMBIENTE. POR ESTA RAZÃO A EQUIPE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO, ATUA DE FORMA CONTÍNUA E SISTEMÁTICA, NO SENTIDO DE DETECTAR, CONHECER, PESQUISAR E ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES DOS AGRAVOS À SAÚDE RELACIONADOS AOS PROCESSOS E AMBIENTES DE TRABALHO, EM SEUS ASPECTOS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS, ORGANIZACIONAL E EPIDEMIOLÓGICO, COM A FINALIDADE DE PLANEJAR, EXECUTAR E AVALIAR INTERVENÇÕES SOBRE ESSES ASPECTOS, DE FORMA A ELIMINÁ-LOS OU CONTROLÁ-LOS, COM BASE NAS LEGISLAÇÕES VIGENTES.

DIANTE DO CONHECIMENTO DOS RISCOS COM ACIDENTES NA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO IONIZANTE, FOI CONSTITUÍDO UM GRUPO DE TRABALHO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE, COM VISTAS A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA. AS EQUIPES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA AMBIENTAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE ANGRA DOS REIS SE ORGANIZARAM E ANALISARAM AS LEGISLAÇÕES QUE NORTEIAM OS PROBLEMAS DECORRENTES DESSA PRÁTICA. MAPEARAM O PERFIL PRODUTIVO, A POPULAÇÃO TRABALHADORA EXPOSTA E RISCOS A PARTIR DA ANÁLISE DESSE ESTUDO, ONDE FOI PROPOSTA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AÇÃO PREVENTIVA DE FORMA INTEGRADA COM AS EQUIPES ENVOLVIDAS.

DESENVOLVER VIGILÂNCIA EM AMBIENTES DE TRABALHO QUE UTILIZAM RADIAÇÃO IONIZANTE EM ANGRA DOS REIS, DE FORMA INTEGRADA, VISANDO APERFEIÇOAR OS MECANISMOS DE ATUAÇÃO CONJUNTA E DE COMUNICAÇÃO COM AS EQUIPES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (EPIDEMIOLÓGICA, SANITÁRIA, AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR) E OUTROS SETORES.

Principal

Ana Claudia Marinho Cardoso

ac.marinhoc@gmail.com

A prática foi aplicada em

Angra dos Reis

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Almirante Machado Portela, nº 85

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Claudia Marinho Cardoso

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba