Olá,

Visitante

Aqui o SUS Acontece: Implementação do Núcleo de Atenção Integral À Saúde Mental de Boa Vista-Pb

O Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental-NAISM do Município de Boa Vista foi implementado no ano de 2017 durante a gestão do Prefeito André Gomes e que foi idealizado por Carol Gomes enquanto estava como Secretária de Saúde. A implementação do NAISM surgiu pela necessidade do cuidar da saúde mental da população que, precisava se deslocar para outras cidades para ter um acompanhamento psicoterapêutico o que resultava em resistências e dificuldades para a continuidade ao tratamento. Segundo fonte do IBGE 2021, Boa Vista conta com aproximadamente 7.218 de habitantes e com isso, não tem capacidade populacional para se ter um CAPS, por esse motivo a gestão com recursos próprios criou o Núcleo da Saúde Mental beneficiando toda a população que encontram-se em sofrimento psíquico. O NAISM contabiliza 480 usuários que estão distribuídos em grupo medicamentoso, atendimento psicológico e oficinas terapêuticas.

A implementação do NAISM surgiu pela necessidade do cuidar da saúde mental da população que tinha a necessidade de se deslocar para outras cidades para ter um acompanhamento psicoterapêutico o que resultava em resistências e dificuldades para a continuidade ao tratamento.

O NAISM auxilia a comunidade e garante assistência aquelas pessoas que tem como necessidade de atenção especial à saúde mental, aliviando suas dores psíquicas, contribuindo para a intervenção precoce e que objetiva também levar promoção e prevenção a população por meio da intersetorialidade em diversos espaços públicos do município. Para tanto, concluímos que a gestão municipal por meio da implementação do NAISM demonstra compromisso com o SUS, fazendo com que a população tenha assistência a saúde mental e que, de fato faz a saúde pública acontecer. É importante ressaltar que toda a instituição é mantida com recursos próprios do município.

Principal

Magnolia Silva Verissimo Lima

magnoliaverissimopb@gomail.com

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

Boa Vista

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Magnolia Silva Verissimo Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Produtos Vida Doce – oficina de geração de trabalho, renda e integração à sociedade para portadores de transtorno mental, familiares e comunidade em geral
Minas Gerais
Práticas
Caps Itinerante de Riachão do Jacuipe: Intervenção em Saúde Mental para Ampliação do Acesso ao Cuidado Integral e Multiprofissional por Meio da Ação Itinerante e Educação Permanente.
Bahia
Práticas
Os Desafios de Construir Caminhos para Desistitucionalização Sem a Totalidade dos Dispositivos Substitutivos Apropriados, Considerando a Cultura Manicomial dos Atores Envolvidos.
Rio de Janeiro
Práticas
de Perto Quem é Normal? Um Diálogo Coletivo e Integrado Sobre a Saúde Mental no Município de Tanhaçu-Ba: Todos em Defesa da Luta Antimanicomial!
Bahia
Práticas
Estratégias de Prevenção e Promoção da Saúde Mental dos Usuários do SUS na Atenção Básica no Município de Patos-Pb À Luz da Campanha Janeiro Branco
Paraíba
Práticas
Cuidando do Cuidador – Apoio Psicossocial Às Equipes de Saúde da Família
Bahia
Práticas
O Serviço de Atenção À Infância e Juventude: Um olhar Multidisciplinar no Cuidado em Saúde Mental ao Público Infantojuvenil
Rio de Janeiro
Práticas
A Saúde Mental Como Campo de Atuação da Terapia Comunitária Integrativa: o Fortalecimento do Acolhimento Aos Sofrimentos no Caps.
Rio de Janeiro