Olá,

Visitante

Aqui o SUS Acontece: Implementação do Núcleo de Atenção Integral À Saúde Mental de Boa Vista-Pb

O Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental-NAISM do Município de Boa Vista foi implementado no ano de 2017 durante a gestão do Prefeito André Gomes e que foi idealizado por Carol Gomes enquanto estava como Secretária de Saúde. A implementação do NAISM surgiu pela necessidade do cuidar da saúde mental da população que, precisava se deslocar para outras cidades para ter um acompanhamento psicoterapêutico o que resultava em resistências e dificuldades para a continuidade ao tratamento. Segundo fonte do IBGE 2021, Boa Vista conta com aproximadamente 7.218 de habitantes e com isso, não tem capacidade populacional para se ter um CAPS, por esse motivo a gestão com recursos próprios criou o Núcleo da Saúde Mental beneficiando toda a população que encontram-se em sofrimento psíquico. O NAISM contabiliza 480 usuários que estão distribuídos em grupo medicamentoso, atendimento psicológico e oficinas terapêuticas.

A implementação do NAISM surgiu pela necessidade do cuidar da saúde mental da população que tinha a necessidade de se deslocar para outras cidades para ter um acompanhamento psicoterapêutico o que resultava em resistências e dificuldades para a continuidade ao tratamento.

O NAISM auxilia a comunidade e garante assistência aquelas pessoas que tem como necessidade de atenção especial à saúde mental, aliviando suas dores psíquicas, contribuindo para a intervenção precoce e que objetiva também levar promoção e prevenção a população por meio da intersetorialidade em diversos espaços públicos do município. Para tanto, concluímos que a gestão municipal por meio da implementação do NAISM demonstra compromisso com o SUS, fazendo com que a população tenha assistência a saúde mental e que, de fato faz a saúde pública acontecer. É importante ressaltar que toda a instituição é mantida com recursos próprios do município.

Principal

Magnolia Silva Verissimo Lima

magnoliaverissimopb@gomail.com

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

Boa Vista

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Magnolia Silva Verissimo Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Relato do Projeto Capsad em Ação – uma Experiência de Discussão e Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas por Crianças e Adolescentes no Município de Cascavel/Pr.
Paraná
Práticas
Saúde Mental e Ações Inovadoras: uma Ferramenta para a Melhoria dos Indicadores de Saúde na Atenção Básica.
Piauí
Práticas
Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Usuários de Álcool e outras Drogas – Caps Ad
Espírito Santo
Práticas
Novas Práticas em Saúde Mental: Experiências em Sala de Espera
Alagoas
Práticas
Relato de Experiências da Terapia Comunitária Aprender Falando no Processo de Saúde Mental em Idosos
Bahia
Práticas
Implantação da Rede de Atenção Psicossocial na Região de Saúde de Sobral-Ceará: Tecendo Conceitos, Cuidado e Solidariedade em Saúde Mental
Ceará
Práticas
O Processo de Gestão e Implantação de Um Serviço Residencial Terapêutico
Piauí
Práticas
Projeto Rede C@Ps
Rio Grande do Sul
Práticas
Rádioaudio: uma Possibilidade de Cuidado em Meio À Pandemia
Rio de Janeiro
Práticas
Quimera ou Cosmoconsciência?Reflexões Sobre a oficina Experimental de Cinema Digitaldo Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra – Sp
São Paulo