O Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental (NAISM) do município de Boa Vista foi implementado no ano de 2017 durante a gestão do Prefeito André Gomes e que foi idealizado por Carol Gomes enquanto estava como Secretária de Saúde. A implementação do NAISM surgiu pela necessidade do cuidar da saúde mental da população que, precisava se deslocar para outras cidades para ter um acompanhamento psicoterapêutico o que resultava em resistências e dificuldades para a continuidade ao tratamento. Segundo fonte do IBGE 2021, Boa Vista conta com aproximadamente 7.218 de habitantes e com isso, não tem capacidade populacional para se ter um Caps, por esse motivo a gestão com recursos próprios criou o Núcleo da Saúde Mental beneficiando toda a população que encontram-se em sofrimento psíquico. O NAISM contabiliza 480 usuários que estão distribuídos em grupo medicamentoso, atendimento psicológico e oficinas terapêuticas.
A implementação do NAISM surgiu pela necessidade do cuidar da saúde mental da população que tinha a necessidade de se deslocar para outras cidades para ter um acompanhamento psicoterapêutico o que resultava em resistências e dificuldades para a continuidade ao tratamento.
O NAISM auxilia a comunidade e garante assistência aquelas pessoas que tem como necessidade de atenção especial à saúde mental, aliviando suas dores psíquicas, contribuindo para a intervenção precoce e que objetiva também levar promoção e prevenção a população por meio da intersetorialidade em diversos espaços públicos do município. Para tanto, concluímos que a gestão municipal por meio da implementação do NAISM demonstra compromisso com o SUS, fazendo com que a população tenha assistência a saúde mental e que, de fato faz a saúde pública acontecer. É importante ressaltar que toda a instituição é mantida com recursos próprios do município.
Boa Vista, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO