Olá,

Visitante

Animais Peçonhentos: uma Forma Lúdica de Trabalhar o Conhecimento, a Prevenção e a Preservação

APRESENTAÇÃO Observando a necessidade de preservar as espécies de serpentes presentes no município. Assim como a carência de informações acerca do assunto pela população. E a necessidade do instituto Vital Brazil em obter espécimes para produção do soro anti ofídico. Tendo em vista a portaria 1.138/2014, o setor de Vigilância Ambiental do município de Paraíba do Sul, elaborou um conjunto de estratégias que buscam por meio da sensibilização da população através do lúdico, apresentar as particularidades que esses animais apresentam, os possíveis risco bem como suas inúmeras contribuições para a Saúde Pública. Através disso, resgatar espécies que estão em risco iminente de causar acidentes, promover a redução de mortalidade de exemplares, levar informação a cerca da prevenção / tratamento correto de acidente e trabalhar de forma devida o manejo dos animais caso este seja necessário. A área de trabalho abrange o município de Paraíba do Sul- RJ em sua rede pública e privada de educação, firmas e fábricas presentes na zona industrial da cidade. Setores da prefeitura, públicos e privados de forma itinerante, promovendo exposições didáticas na cidade. Bem como exposição permanente alojada no prédio sede da Vigilância Ambiental.

Constitui um conjunto de ações moduladas de acordo com o publico a ser sensibilizado, de modo a construir uma dialética capaz de atingir diferentes públicos, faixas etárias e localidades do município de Paraíba do Sul – RJ. Por meio de áudio visual, palestras que abordam o tema em questão, e que se enquadram a situação/necessidade.Atividades educativas, com Amostra de espécimes fixados bem como em vivo, promovendo Treinamento de manejo, orientação no que tange ao apoio das autoridades competentes pelo trabalho com tais animais de forma 24 horas à população, demonstrando assim a maneira correta do manuseio a fim de evitar acidentes no manejo das espécies.

O fascínio observado no público alvo decorrente das exposições em vivo e apresentações, reflete como um marcador a carência de informação por parte da população no que tange o tema. Muitos mitos e inverdades permeiam o assunto, e geram com isso uma cultura de repúdio e “matança”, já que são vistas como nocivas. Todavia através do acolhimento da população pela equipe da vigilância no decorrer das ações, desconstroem-se tais inverdades. Onde são apresentados os riscos que esses animais apresentam, porém também são apresentados os seus benefícios nas mais diferentes áreas da saúde pública.Com base nos dados gerados após o emprego das diferentes ações educacionais, obtêm se uma análise comparativa retrospectiva que demonstram em números o aumento de animais resgatados bem como a redução de animais mortos.

Principal

João Carlos Caratiero Lopes

caratiero.jcl@gmail.com

A prática foi aplicada em

Paraíba do Sul

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Todo o Município

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

João Carlos Caratiero Lopes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Vigilancia em Saude e Saúde na Escola: uma Parceria de Sucesso no Municipio de Queimadas-Pb
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial do Lacen-Pb: Um Relato de Experiência
Paraíba
Práticas
A Feira Livre de Esperança-Pb: Vigilância Sanitária e As Ações de Prevenção e Combate À Covid-19
Rio de Janeiro
Práticas
Ferramentas Tecnológicas Aplicadas no Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial do Lacen-Pb
Paraná
Práticas
Medidas Sanitárias Aplicada ao Controle Datransmissão da Leishmaniose Animal
Paraíba
Práticas
Fortalecimento e Ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar na Paraíba
Paraíba
Práticas
Covid 19 – Experiência de Enfrentamento das Arboviroses, Combatendo As Endemias Durante a Pandemia
Rio de Janeiro
Práticas
Novas Estratégias para o Monitoramento e a Fiscalização das Práticas de Segurança do Paciente pela Vigilância Sanitária nos Hospitais do Distrito Federal.
Distrito Federal
Práticas
Experiência de Integração Intersetorial no Controle ao Aedes Aegypti e Bloqueio da Doença Chikungunya no Município de Cunha Porã, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Lei Municipal Nº 7438/2013: a Vigilância Sanitária na Construção e Inspeção dos Estabelecimentos Residenciais Terapêuticos no Município de Rio Grande – Rs
Rio Grande do Sul