Olá,

Visitante

Animais Peçonhentos: uma Forma Lúdica de Trabalhar o Conhecimento, a Prevenção e a Preservação

APRESENTAÇÃO Observando a necessidade de preservar as espécies de serpentes presentes no município. Assim como a carência de informações acerca do assunto pela população. E a necessidade do instituto Vital Brazil em obter espécimes para produção do soro anti ofídico. Tendo em vista a portaria 1.138/2014, o setor de Vigilância Ambiental do município de Paraíba do Sul, elaborou um conjunto de estratégias que buscam por meio da sensibilização da população através do lúdico, apresentar as particularidades que esses animais apresentam, os possíveis risco bem como suas inúmeras contribuições para a Saúde Pública. Através disso, resgatar espécies que estão em risco iminente de causar acidentes, promover a redução de mortalidade de exemplares, levar informação a cerca da prevenção / tratamento correto de acidente e trabalhar de forma devida o manejo dos animais caso este seja necessário. A área de trabalho abrange o município de Paraíba do Sul- RJ em sua rede pública e privada de educação, firmas e fábricas presentes na zona industrial da cidade. Setores da prefeitura, públicos e privados de forma itinerante, promovendo exposições didáticas na cidade. Bem como exposição permanente alojada no prédio sede da Vigilância Ambiental.

Constitui um conjunto de ações moduladas de acordo com o publico a ser sensibilizado, de modo a construir uma dialética capaz de atingir diferentes públicos, faixas etárias e localidades do município de Paraíba do Sul – RJ. Por meio de áudio visual, palestras que abordam o tema em questão, e que se enquadram a situação/necessidade.Atividades educativas, com Amostra de espécimes fixados bem como em vivo, promovendo Treinamento de manejo, orientação no que tange ao apoio das autoridades competentes pelo trabalho com tais animais de forma 24 horas à população, demonstrando assim a maneira correta do manuseio a fim de evitar acidentes no manejo das espécies.

O fascínio observado no público alvo decorrente das exposições em vivo e apresentações, reflete como um marcador a carência de informação por parte da população no que tange o tema. Muitos mitos e inverdades permeiam o assunto, e geram com isso uma cultura de repúdio e “matança”, já que são vistas como nocivas. Todavia através do acolhimento da população pela equipe da vigilância no decorrer das ações, desconstroem-se tais inverdades. Onde são apresentados os riscos que esses animais apresentam, porém também são apresentados os seus benefícios nas mais diferentes áreas da saúde pública.Com base nos dados gerados após o emprego das diferentes ações educacionais, obtêm se uma análise comparativa retrospectiva que demonstram em números o aumento de animais resgatados bem como a redução de animais mortos.

Principal

João Carlos Caratiero Lopes

caratiero.jcl@gmail.com

A prática foi aplicada em

Paraíba do Sul

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Todo o Município

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

João Carlos Caratiero Lopes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atuação e respostas do comitê intersetorial de controle das arboviroses no município de Fortaleza no ano de 2017
Ceará
Práticas
Construção de uma modelagem ecossistêmica para vigilância em saúde: implementação de observatórios epidemiológicos na atenção básica
Ceará
Práticas
Estratégias de Implementação da Vacina Contra Covid-19 no Estado da Paraíba
Paraíba
Práticas
Implementação da Rede de Apoio Aos Pacientes com Infecção Congênita Associada ao Vírus Storch ou Zika no Município de São José de Ribamar – Ma.
Maranhão
Práticas
Ocorrência de Óbito por Causa Violenta em Menores de 12 Anos no Município de Itabaiana-Pb: a Importância da Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica.
Paraíba
Práticas
Exame dos contatos intradomiciliares aos sábados no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
O uso de armadilhas (Ovitrampas) como ferramenta para monitoramento e controle populacional do Aedes Aegypti em Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
Vigilância de Epizootias Visando À Prevenção da Febre Amarela no Município de Curitiba – Pr
Paraná