Ampliação da testagem para clamídia e gonorreia no ano de 2024 no município de Herval d’Oeste(SC)

Mundialmente a infecção por clamídia é a mais comum das Infecções Sexualmente Transmissíveis não virais e curáveis em pessoas de 15-49 anos, com 131 milhões de novos casos por ano. A gonorreia, aparece em seguida, chegando a 78 milhões de novos casos/ano. No Brasil essas infecções também estão presentes em números elevados, estimando-se 500 mil novos casos de gonorreia por ano e, embora ainda não existam estimativas nacionais sobre a infecção por clamídia, números preocupantes são esperados quando se considera a tendência. Os objetivos da prática foram:
Ampliação da testagem para clamídia e gonorreia em cumprimento à parceria MS e LACEN;
Detecção das ISTS causadas pelos agentes etiológicos Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis;
Sensibilização das equipes na captação do público alvo;
Garantir tratamento adequado aos casos detectados, interrompendo a cadeia de transmissão;
Redução da probabilidade do trabalho de parto prematuro e óbito fetal/neonatal em decorrência da infecção por clamídia/ gonorreia.

Herval d’Oeste é um dos 15 municípios-piloto na intensificação das coletas para clamídia e gonorreia conforme o Ofício nº 0520/2021 e Comunicado nº 013/2021 em parceria do Ministério da Saúde com o LACEN SC. O público alvo da amostragem são as gestantes, pessoas vivendo com HIV e AIDS, sintomáticos e usuários de PREP. Nos anos base da implantação do projeto piloto (2021 e 2022) em Herval d’Oeste, o território ainda encontrava-se impactado pelas demandas decorrentes da pandemia da covid-19. Neste contexto, a proposta da ampliação da testagem para clamídia e gonorreia ficou em segundo plano. Em 2024 com as melhorias nos setores de epidemiologia e implantação no Núcleo de Educação Permanente em Saúde, as atividades a cerca da intensificação do painel clamídia/gonorreia avançaram significativamente.

Foi revisado o protocolo de manejo clínico das IST (clamídia e gonorreia), bem como os comunicados de ampliação da testagem para as doenças mencionadas. Contatado o LACEN SC (Florianópolis e Joaçaba) para a distribuição dos kits, recomendações quanto aos métodos da testagem e acondicionamento das amostras, levando em consideração as rotinas laboratoriais. Sensibilizado às equipes de saúde da Atenção Básica sobre a importância do exame e o rastreio das gestantes. Dessa forma, os pacientes sintomáticos tinham suas amostras captadas no momento da consulta, os pacientes do segmento PREP e HIV/AIDS eram convidados à realizar o exame junto à vigilância epidemiológica, e as gestantes eram abordadas nas consultas pré-natal. Os materiais biológicos utilizados foram: urina, swab endocervical e swab vaginal. Foram captadas no ano de 2024, 652 exames para clamídia e gonorreia. Em comparação com o ano de 2021 (ano do início do projeto), que foram 37 amostras coletadas, ocorreu um aumento de mais de 1000% de coletas. Desse número (652), 94,48% são amostras do sexo feminino, com predominância de material biológico 42,33% swab vaginal, 41,56% swab endocervical (otimizando a coleta do exame papanicolau) e 16,10% urina. Ainda, 0,01% não tem material biológico descrito. Quanto ao público alvo, do número absoluto (652), 75,61% são sintomáticos (uretrites, cervicites, sugestivos de IST), seguido pelas gestantes com 19,48% das amostras, em seguida 4,14% são pessoas vivendo com HIV/AIDS, e 0,76% usuários de PREP. Em relação à detecção do agente etiológico, 6,13% (40 exames) foram detectáveis para clamídia, 0,76% detectável para gonorreia (5 amostras) e 0,30% (2 amostras) detectável para ambas. É importante mencionar que 1,07% das coletas totais, não foram testadas para nenhum agente etiológico visto o excesso de muco presente na amostra. 100% dos casos detectáveis, foram tratados, dos 6,13% positivos, 2,45% eram gestantes.

Principal

KAREN DE MATOS RIBEIRO

karen.matosribeiro@gmail.com

ENFERMEIRA

A prática foi aplicada em

Herval d'Oeste

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Rua Santos Dumont, 277 - Centro, Herval d'Oeste - SC, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

KAREN DE MATOS RIBEIRO

Conta vinculada

20 jan 2025

CADASTRO

20 jan 2025

ATUALIZAÇÃO

01 jan 2025

inicio

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas