AMPLIAÇÃO DA AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DE CABEDELO, PB.

O crescente aumento da população idosa e a fragilidade de cuidados direcionados a esse público apontam a necessidade da implantação de modelos de avaliação que contemplem as múltiplas dimensões do envelhecimento, como a saúde física, mental e social. De acordo com a Nota informativa nº 1/2019-COSAPI/DAPES/SAS/MS, a Avaliação Multidimensional (MD) da Pessoa Idosa “é uma ferramenta que permite investigar vários aspectos que interferem na saúde do idoso, possibilitando a formulação de um diagnóstico amplo e integral de suas condições de saúde, buscando identificar as áreas mais comprometidas que podem afetar sua capacidade funcional”. Ela permite, ainda, “direcionamento de intervenções oportunas, organizadas em Planos de Cuidados ou Projetos Terapêuticos Singulares, que respondam às reais necessidades de cada pessoa, sendo uma ferramenta essencial para a estruturação do cuidado”. Dessa forma, essa prática teve como objetivo geral fortalecer a aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa nas Unidades de Saúde da Família de Cabedelo.

A motivação para a realização desse trabalho surgiu da importância de amplificar a avaliação MD nas Unidades de Saúde da Família, proporcionando um cuidado eficaz e adequado às necessidades do idoso no município de Cabedelo, Paraíba, a partir do ano de 2021. Nesse mesmo ano foi lançada a Portaria Nº 894, de 11 de maio 2021 que, dentre outros públicos, teve o objetivo de auxiliar a manutenção do funcionamento de serviços ofertados no âmbito da Atenção Primária para o enfrentamento da Covid-19, por meio de incentivos financeiros, entre eles “incentivo financeiro para cuidado em saúde das pessoas idosas”.

Antes do início do projeto, no período de 02 de janeiro a 31 de agosto de 2021, foram contabilizados no Relatório de Procedimentos Individualizados do PEC, 227 avaliações multidimensionais da pessoa idosa em todo o município de Cabedelo. Já na implantação do projeto, no mês de setembro do mesmo ano, 890 avaliações foram realizadas pelos profissionais envolvidos. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, foram contabilizadas, respectivamente, 522, 708 e 440 avaliações MD, finalizando o ano com um total de 1897 registros de avaliação multidimensional, para uma população idosa de 7049 pessoas. No ano seguinte (2022), foram registradas 5142 avaliações para uma população de 7625 idosos. Já em 2023, com 8343 idosos, houve 4724 registros e, em 2024, 4138 avaliações, com uma população idosa de 8795 pessoas. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado, com informações do Sistema de Informações da Atenção Básica (SISAB) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cabedelo é o município da Paraíba que mais realizou avaliações multidimensionais 2021 à 2025, seguido por Campina Grande e Taperoá, chegando a ser o maior no país no ano de 2023.

A partir dos resultados obtidos através da realização desse projeto, observou-se como a ação integral voltada à população idosa foi ampliada e fortalecida nas equipes de Saúde da Família do município, cumprindo com o seu propósito inicial. Ressalta-se que estratégias como a educação permanente e a valorização profissional se fazem importantes e essenciais na melhoria da qualidade do atendimento à população. No entanto, apesar dos altos números mencionados, salienta-se que ainda há grande parcela da população idosa que carece desse tipo de atendimento, observando-se também o crescente aumento da população nessa faixa etária. Além disso, torna-se uma prioridade qualificar todos os membros da equipe, envolvendo equipe básica, saúde bucal e equipe multiprofissional. Assim, será possível realizar um atendimento integral, humanizado, proporcionando qualidade de vida e detecção das principais necessidades do idoso.

autor Principal

Sâmia Larissa de Lima Vale

samia_larissa@hotmail.com

Coordenadora de Saúde do Idoso

Coautores

Sâmia Larissa de Lima Vale, Hebe Janayna Mota Duarte Beserra, Klênia Felix de Oliveira Bezerra, Ismennya Santos Lima, Márcia Gabriela Messias Borges Pessoa, Natália Lerize de Souza Silva.

A prática foi aplicada em

Cabedelo

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo PB

Rua Duque de Caxias, 32 - Centro, Cabedelo - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sâmia Larissa de Lima Vale

Conta vinculada

01 abr 2025

CADASTRO

01 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

01 set 2021

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io