Ambulatório multidisciplinar em saúde de travestis e transexuais aumentando a inclusão: três anos de experiência

O ambulatório multidisciplinar para travestis e transexuais iniciou suas atividades em janeiro de 2016. Inicialmente, foram ofertados atendimento diferenciado em infectologia, oficinas de percepção e voz para pessoas trans, ginecologia para homens trans e atendimento em endocrinologia para hormonização. Em 2017 e 2018 foram realizadas oficinas com diferentes categorias profissionais, tais como: enfermagem, serviço social, psicologia, recepção, higienização, algumas especialidades médicas (ginecologia, dermatologia, proctologia, infectologia, clínica médica), laboratório e farmácia.

Implantar o ambulatório multidisciplinar em saúde de travestis e transexuais em unidade especializada no estado da Bahia. A partir da demanda do GT estadual LGBT. As ações a serem descritas neste momento estão separadas em função da sua natureza. Assim sendo temos ações informativas, formativas e integrativas. as ações informativas são aquelas nas quais novas informações são comunicadas em forma de palestras, seminários ou documentos impressos. Nas ações formativas estão as oficinas, as capacitações e treinamentos. as ações integrativas se referem as celebrações das datas significativas e alusivas às pessoas trans. São encontros, rodas de conversas.

O CEDAP tem assumido não apenas a função de atendimento em saúde mas também o papel de formador de profissionais para atuarem em outras Unidades, como é o papel de um Centro de Referência. Nessa ação, tem sido sempre envolvida a coordenação e contando com o apoio de membros da equipe. em 2018 forma feitas 11 (onze) atividades de capacitação de profissionais (ações formativas) e mais 16 (dezesseis) palestras e seminários (ações informativas). Eventos internos forma promovidos para agregar equipe de assistência e ususários e estimular a adesão ao tratamento, sempre abordando temáticas de interesse como: saúde da população trans: desejos, possibilidades e limites, saúde sexual e reprodutiva para homens trans, encontro me chame pelo meu nome. O ambulatório está em fase de efetivação de credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Apesar do contexto sociopolítico se apresentar árido em relação aos direitos das pessoas trans, principalmente em relação à saúde, o Ambulatório segue em sua busca por excelência na assistência livre de preconceito e discriminação, qualificando seus profissionais para que o acolhimento seja eficaz e reflita na adesão permanente ao acompanhamento em saúde.

Principal

Alexandro dos Santos Miranda

alexandro.miranda@saude.ba.gov.br

Coautores

Ailton Santos, Alexandro dos Santos Miranda

A prática foi aplicada em

Salvador

Salvador

Salvador

Salvador

Salvador

Salvador

Salvador

Salvador

Salvador

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Patativas, 449 Apt 803 - Imbui, Salvador - BA, 41.720-100

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Fabio Vilas Boas Pinto

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

29 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas