- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
Este trabalho tem como Objetivo apresentar a estratégia de atuação do município de Rio Claro/RJ na estruturação e execução do ambulatório de atendimento pós covid-19. A ampliação do ambulatório de especialidades se deu após o segundo semestre do ano de 2020, e foram inseridos no quando de médicos especialistas as especialidades nefrologia, pneumologia e angiologia, por entender maior comprometimentos a saúde do paciente pós covid-19 relacionado a estas especialidades.
O novo coronavírus representou um grande problema de saúde pública, as consequências da doença na vida da população vão além dos comprometimentos biológicos, comprometendo grandemente o campo psíquico e social, portanto no campo biológico a infecção pelo coronavírus acabou por interferir em diversos sistemas, causando inúmeros comprometimentos à saúde do indivíduo pós infecção. Consequências sistêmicas e mortalidade em decorrência a infecção pelo novo coronavirus, covid-19.
A atenção especializada ao paciente pós infecção pelo covid-19, demonstra a importância do seguimento de atendimento pela atenção primária e o processo efetivo de referência e contra referência, podemos afirmar que a taxa de mortalidade pós covid-19 por comprometimento da infecção é suprimida devido a esta atenção especializada e individualizada que cada paciente acometido pelo covid-19 recebe. É importante ressalta a grande importância da vigilância em saúde neste processo, pois as investigações de cada caso permitiam o precoce encaminhamento do indivíduo para a tenção especializada, e também o monitoramento incansável da atenção primária que permitia o encaminhamento em tempo hábil ao acompanhamento de qualquer gravidade. A atenção especializada desempenhou importante papel, sobre tudo na taxa de mortalidade pós covid-19, e na redução de danos a esta população acometida pela pandemia.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO