A gestão municipal identificou a necessidade de reavaliar a agenda odontológica e de reorganizar o acesso em saúde bucal. A análise da satisfação do usuário, relatórios dos Conselhos Local de Saúde, discussão nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde e nas reuniões das equipes da AB demonstravam grande insatisfação dos usuários com o agendamento das consultas odontológicas que priorizavam os grupos de riscos: gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças e idosos. Os usuários que não pertenciam a esses grupos eram atendidos somente na urgência. As equipes se sentiam pressionadas pela população e cada uma foi estabelecendo um jeitinho – uma agenda diferente da pactuada, procurando diminuir a reclamação dos usuários. A proposta foi organizar uma agenda que contemplasse as necessidades da área adscrita, a partir do conhecimento das vulnerabilidades, análise epidemiológica e conhecimento do território, reorganizando o processo de trabalho das equipes da Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família para dar respostas à questão que frequentemente era apresentada pelos usuários à equipe da ESF: Por que quem precisa de atendimento não é atendido? A agenda foi construída a partir do diagnóstico das necessidades existentes. Definiu-se o número de consultas de demanda espontânea e programada a serem disponibilizadas
Necessidade de reavaliar a agenda odontológica e de reorganizar o acesso em saúde bucal, devido a grande insatisfação dos usuários com o agendamento das consultas odontológicas que priorizavam os grupos de riscos. Os usuários que não pertenciam a esses grupos eram atendidos somente na urgência.
Incorporar no processo de trabalho das equipes da ESF/ESB o monitoramento dos indicadores, satisfação do usuário para adequação da agenda. Incluir esta pauta na Reunião dos Conselhos Locais de Saúde. Realização de oficinas quadrimestrais para troca de experiência entre as equipes e propostas para qualificação da agenda odontológica. Nossa experiência com a agenda odontológica será socializada com outros municípios através de oficinas na três CIRs que estão na área de abrangência da DRS Araçatuba.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO