O projeto ACOLHER surgiu através do trabalho intersetorial entre a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação motivado pela crescente necessidade do Município em oferecer suporte às crianças e adolescentes atípicos através de serviços especializados, atendendo as necessidades de desenvolvimento e inclusão. Assim, o Projeto deu início em Março de 2024, na Policlínica Municipal, tendo como objetivo promover atendimento multiprofissional e interdisciplinar, oferecer suporte às famílias e cuidadores, além de contribuir para construção de uma sociedade mais inclusiva.
Inicialmente, por ser um projeto intersetorial, foi montado a equipe advinda de profissionais das secretarias envolvidas, considerando também que foi implementado através de recursos próprios. Com isso, os profissionais que já atuavam no Município em outros setores, foram cedidos para que o projeto obtivesse êxito, formando a equipe multiprofissional que contamos hoje no projeto: Psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, neurologista e psiquiatra da Secretaria de Saúde, Assistente Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, Psicopedagogos da Secretaria de Educação e coordenação), em um espaço físico cedido na Policlínica, com funcionamento de segunda à sexta de 07:00 às 12:00 e 13:00 às 16:00. Após isto, foram feitas diversas reuniões de planejamento e alinhamento, dado seguimento também para a etapa de busca ativa com auxílio da Secretaria de Educação, através dos alunos que apresentavam tais necessidades de atendimento, como crianças com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade, deficiência intelectual e psicomotora, em seguida foi realizado o acolhimento do público alvo e a preparação do horário dando início ao funcionamento dos atendimentos.
O projeto iniciou com o atendimento de 33(trinta e três) crianças, algumas com diagnóstico e outras em processo avaliativo, atualmente com 01(um) ano do projeto estamos com 120(cento e vinte) crianças acolhidas e muitas outras para acolhimento. Esse acompanhamento mostra grandes resultados como: desenvolvimento dessas crianças na interação social, comportamento e comunicação, tanto na escola como no seio familiar, conseguindo participar de maneira ativa em sua rotina, através dos estímulos ofertados durante as terapias, isso inclui também a terapia alimentar, atendimentos fonoaudiológicos, contribuindo para interação e comunicação, coordenação psicomotora, entre outras atribuições que vem gerando satisfação entre as famílias, e com isso, o relatou de uma das mães do serviço: “ Terapia é vida pra criança atípica, ela estimula, ensina e orienta, sabe a importância deste serviço, quem tem filho atípico.”
Barra de Santana, PB, Brasil
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