- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Para o enfrentamento da covid-19, desde março de 2020, o governo municipal tem envidado esforços intersetoriais dentro do seu território para reduzir a propagação do coronavírus e preservar a vida através de ações integradas com as áreas de assistência social, educação, serviços públicos, comunicação e economia. Os valores dos programas sociais municipais foram reajustados e instituído um benefício nutricional para os escolares da rede municipal. A Secretaria de Serviços Públicos se encarregou pela higienização sanitária dos principais pontos e ruas da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde alterou a organização do processo de trabalho dos serviços existentes, adquiriu equipamentos de proteção individual para todos os trabalhadores, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e ampliou serviços especializados com a instalação do Centro de Triagem Respiratória (CTR), um Hospital de Campanha com 10 leitos, teleatendimento de apoio psicológico, Disque Saúde e Barreiras Sanitárias para promover o cuidado em saúde tanto da população quanto dos trabalhadores de saúde. Além disso, buscou o apoio da ciência através do estabelecimento de um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé.
Os principais problemas enfrentados no enfrentamento da pandemia covid-19 estão relacionados às consequências econômicas e sociais das orientações de distanciamento social, a avalanche de informações, muitas vezes contraditórias, sobre o coronavírus Sars-CoV2 (covid-19) e o tratamento adequado e garantir à assistência à saúde com menor risco possível para os usuários e profissionais de saúde.
Diante da situação do problema de saúde pública vivido recomendamos: estabelecer parcerias com outras Secretarias de Governo e a sociedade civil organizada para enfrentar o problema nas suas múltiplas dimensões.
R. Conde de Araruama, 425 - Centro, Quissamã - RJ, 28735-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO