Olá,

Visitante

Academia de Saúde: o Movimento Que Transforma

O projeto iniciou-se através de uma reunião envolvendo as duas equipes de saúde da família da sede (médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo e ASB), o NASF (Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo e Fonoaudiólogo e a Massoterapeuta) e o Profissional de Educação Física da Academia da Saúde para identificar a formação do grupo e a estratégia de mobilização. Assim ficou definida a formação do grupo de adultos, com realização de cadastro no Pólo da Academia da Saúde na primeira semana de outubro, por livre demanda ou por encaminhamento. As ações realizadas envolveram: mobilização social com divulgação em carro de som, sala de espera das unidades, através dos ACS e demais profissionais

O Ministério da Saúde desde 2011 vem desenvolvendo a Política Nacional de Promoção da Saúde, através da implantação e implementação do Programa Academia da Saúde objetivando promover qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde. A associação entre a ausência da atividade física e o risco de doenças crônicas comprova a necessidade de se desenvolver ações que venham a promover modos de vida mais saudáveis. Assim, o Município de Coribe desenvolve esse projeto, cujo objetivo principal é contribuir na promoção da saúde da população, tornar os indivíduos ativos e com real controle sobre seus determinantes sociais.

Como aprendizado pode-se evidenciar a importância do usuário como produtor da sua própria saúde. Em alguns relatos que foram filmados fica perceptível a melhora da condição de saúde do indivíduo, impactando inclusive nas suas relações pessoais e sociais. Uma das dificuldades encontradas é a impossibilidade de formação de grupos da zona rural, pela distância destes do Pólo e por contarmos apenas com um profissional de educação física.A perspectiva futura envolve a ampliação do grupo para outras faixas etárias e diversificar a oferta das práticas corporais no Pólo da Academia da Saúde. Essa ampliação se daria com a introdução de oficinas, danças, competições. Outra necessidade observada seria a implantação dos Pólos nas localidades da zona rural, que passariam também a ser beneficiada pelo programa.Esse projeto adota uma concepção ampliada de como promover o cuidado em saúde intervindo positivamente na promoção de hábitos de vida saudáveis. Estabelecer um espaço de produção, com participação ativa dos envolvidos e construção coletiva de saberes e práticas de saúde acompanharam o projeto desde seu início. Assim, acreditamos que o desenvolvimento deste trabalho venha a favorecer os indivíduos participantes a melhorarem suas condições de vida, torná-los mais independentes socialmente e com menos problemas psicológicos e físicos.

Principal

Jacqueline Silva do Bomfim

jacque_bomfim@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Coribe

Bahia

Nordeste

Instituição

Rua Bandeirantes, 285, Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jacqueline Silva do Bomfim

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Grupo de Mulheres com Grau de obesidade com Situação de Vulnerabilidade
Rio de Janeiro
Práticas
“Contação de Histórias- Era uma Vez…”
Rio de Janeiro
Práticas
Programa Saúde na Escola no Enfrentamento À Covid-19: Relato de Experiência no Muncípio de Campos do Goytacazes-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Programa de Saúde na Escola e Ações de Enfermagemno Enfrentamento À Covid-19: Relato de Experiência no Município de Campos dos Goytacazes, Rj.
Rio de Janeiro
Práticas
Desenvolvimento do Programa Saber Saúde pelo Pse no Contexto da Pandemia do Covid-19
Rio de Janeiro
Práticas
Cuidando de Quem Cuida em Tempos de Covid-19 Sob a Perspectiva do Autocuidado
Rio de Janeiro
Práticas
Caminhos para Proteção – Prevenção de Violência Sexual na Infância
Santa Catarina
Práticas
Projeto Curta SUS
Práticas
Projeto Sons no SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Um Dia Especial – Cines – Debate: uma Estratégia de Discutir e Popularizar Temas de Saúde Coletiva
Rio de Janeiro