Olá,

Visitante

Academia da Saúde Como Protagonista no Trabalho Preventivo Coletivo

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Ampliar o acesso da população às ações coletivas que promovam a melhoria da qualidade de vida e alteração da rotina sedentária da comunidade, realizando trabalho coletivo em saúde preventiva, com o intuito de prevenir patologias, amenizar sintomas já existentes, inserindo a prática da atividade física na comunidade local.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: De forma sistêmica foi construído o cronograma de ações, em resposta ao levantamento de dados junto às equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O cronograma elaborado, com dias e horários de todas as modalidades e açõesrealizadas no polo da Academia da Saúde de Goianésia foi amplamente divulgado através dos meios de comunicação local e folders, expandindo a toda a população o acesso às informações do programa, facilitando a escolha das modalidades que mais atenderiam suas necessidades. Em parceria com as equipes do NASF e do ESF foram realizadas triagem, onde identificamos entre a população outros possíveis participantes das modalidades do polo. Inicialmente os participantes passaram por uma avaliação física com medição do IMC, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e investigação minuciosa do histórico de saúde com antecedentes familiares do paciente. Feito isso foi possível identificar quais modalidades seriam mais benéficas para cada paciente de acordo com sua situação atual.No decorrer do projeto, identificamos necessidade ampliar as ações, expandindo o território de cobertura das atividades, levando as intervenções da Academia da Saúde uma vez por semana para o parque ecológico do município, onde há uma grande concentração de pessoas praticando atividades físicas sem orientações corretas e modalidades diversificadas, devido àlimitação de estrutura material e profissional disponível no local. Os participantes das modalidades no parque ecológico municipal também passam pela avaliação física e inscrição na modalidade escolhida, porém devido à alta rotatividade identificada, optamos por utilizar do recurso de demanda espontânea, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e mobilização da comunidade para a construção coletiva de hábitos que promovam impacto nas condições de vida e na rotina da população de Goianésia.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:No ato da inscrição do participante na modalidade de escolha ou de indicação pela equipe de saúde, é realizada por profissionais de saúde uma anamnese coletando dados importantes da situação atual deste paciente. Durante o tempo de permanência do paciente no programa, é realizado monitoramento de sua condição de saúde e realizado comparação com a ficha inicial. Assim é possível acompanhar a evolução do quadro clínico e de condicionamento físico de cada participante. Os dados coletados e monitorados são encaminhados às equipes de ESF e NASF para acompanhamento da equipe de referencia e planejamento local das atividades médico assiste

O programa Academia da Saúde, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. O município de Goianésia possui 1 (um)pólo da Academia da Saúde com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, que atende a comunidade local como ponto de atenção na promoção da saúde em parceria com outros programas de saúde. Com modalidades diversas de atividades físicas como: pilates, zumba, circuito funcional, dança aeróbica, crossfit, caminhada, jump, alongamentos,entre outros.

A partir do exposto, verifica-se que com a prática regular de atividade física, orientada por profissionais capacitados e utilizando materiais específicos para cada modalidade, é possível obter uma melhor qualidade de vida e melhorar de forma significativa a situação de saúde de cada indivíduo e de uma comunidade. Quando a rede desenvolve ações conjuntas, alinhadas à necessidade da população, os usuários reconhecem a importância das ações e participa do processo de trabalho.

Principal

Uelberson Pires da Silva,Patricia Cristina Leite Gonçalves, José Teles Pacheco Vaz, Jaqueline Carvalho Araújo, Gildácia Pereira Ribeiro Siqueira.

uelberson@outlook.com

A prática foi aplicada em

Goianésia

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

R. 33, 420

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Uelberson Pires da Silva,Patricia Cristina Leite Gonçalves, José Teles Pacheco Vaz, Jaqueline Carvalho Araújo, Gildácia Pereira Ribeiro Siqueira.

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba
Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.