Abordagem sindrômica durante o exame citopatológico em mulheres do município de Beneditinos

O objetivo desse estudo é demonstrar a utilização da abordagem sindrômica nos casos mais frequentes de DSTs e ou infecções endógenas, em mulheres que realizaram o exame preventivo no município de Beneditinos, Piauí. Trata-se de um relato de experiência sobre a abordagem sindrômica realizada em consultas ginecológicas no município de Beneditinos, Piauí. Foi avaliado o quadro clínico de 24 mulheres, no período de Março a Abril de 2014, onde foi possível identificar a prevalência de três patologias distintas. São elas: vaginose bacteriana, candidíase e tricomoníase genital. A amostra da pesquisa foram 24 mulheres que realizaram o exame citopatológico, as quais 08 mulheres apresentavam vaginose bacteriana, 12 mulheres com candidíase e 04 com sinais clínicos de tricomoníase genital. As características clínicas referida pelas mulheres acometidas por vaginose bacteriana incluem corrimento vaginal branco, de aspecto fluido ou cremoso, algumas vezes bolhoso, com odor fétido, mais acentuado durante o período menstrual e após o coito, e frequentemente dor na relação sexual. O tratamento indicado para as mulheres que apresentaram sintomatologia correspondente a vaginose bacteriana consistiu em metronidazol 400 a 500 mg de 12 em12 horas via oral (VO) durante 07 dias. Os sinais e sintomas relatados pelas mulheres com Candidíase durante a consulta dependendo do grau de infecção e as vezes isolados ou associados, incluiam o prurido em intensidade variável, ardor ou dor à micção, corrimento branco leitoso ou grumoso, inodoro, hiperemia e fissuras vulvar, dispareunia, colo recoberto por placas brancas e aderidas à mucosa. O tratamento utilizado para essa sintomatologia foi o miconazol, creme a 2%, via vaginal, uma aplicação à noite ao deitar-se, por 07 dias. As características clínicas encontradas nas que tinham tricomoníase foram corrimento abundante, amarelado ou esverdeado, por vezes bolhoso, prurido, irritação vulvar e vaginal, dor pélvica, disúria e ou polaciúria, hiperemia da mucosa com presença de placas avermelhadas. O tratamento indicados para esses casos foi metronidazol 2g VO dose única ou metronidazol 400 a 500mg de 12 em 12 horas VO durante 07 dias.

O diagnóstico clínico das patologias ginecológicas através da confirmação laboratorial geralmente tem um custo elevado e nem sempre é possível. A abordagem sindrômica é um método preconizado pelo ministério da Saúde, que contribui para o tratamento imediato e efetivo das patologias ginecológicas, visando à prevenção de complicações, sequelas e a quebra da cadeia de transmissão (BRASIL, 2008).A abordagem sindrômica é um método preconizado pelo ministério da Saúde, que contribui para o tratamento imediato e efetivo das patologias ginecológicas, visando à prevenção de complicações, sequelas e a quebra da cadeia de transmissão. Essa estratégia auxilia o profissional no manejo das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na presença de manifestações clínicas e a prescrição do tratamento de acordo com os agentes etiológicos (BRASIL, 2008).Para LMC (2011), o uso dessa estratégia baseia-se na identificação de sinais e sintomas verificados no momento da avaliação clínica, além da atenção às parcerias sexuais, educação sobre redução de risco, adesão ao tratamento, orientação para utilização adequada de preservativos, aconselhamento, notificação, oferta de sorologias para sífilis, hepatites B e C, Papiloma vírus humano (HPV) e vírus da imunodeficiência humana (HIV), extensiva às parcerias sexuais.

Acredita-se que esse estudo possa contribuir para a implementação de estratégias de pronto atendimento voltadas para a saúde da mulher, diminuindo o risco de complicações e propagação das doenças. A utilização dessa ferramenta oportuniza o tratamento e constitui importante medida disponível para romper precocemente o ciclo patogênico e de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis. Sendo assim, cabe aos profissionais de saúde, a responsabilidade na divulgação e adesão da abordagem sindrômica para o melhor manejo clínico das patologias ginecológicas, facilitando o diagnóstico e tratamento, além de colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população.

Principal

Ákla Patricia Belarmino da Silva

saudebeneditinos@hotmail.com

Coautores

Ákla Patricia Belarmino da Silva

A prática foi aplicada em

Beneditinos

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Beneditinos, PI, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ákla Patricia Belarmino da Silva

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

30 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas