A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DAS MULHERES

Apresentação
O advento das tecnologias digitais e da internet facilitou o acesso as informações, embora por vezes nos deparamos com a dificuldade em identificar um espaço seguro com conteúdos confiáveis e em um só lugar.
Nesse contexto, com vistas a reunir dados, informações, fluxos oficiais e o dinamismo da Política Pública Saúde das Mulheres em um ambiente de fácil acesso que propusesse possibilidade de consulta segura aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), a pasta técnica que conduz a saúde das mulheres do município de Campina Grande, construiu os percursos prioritários técnicos e os disponibilizou de forma sistemática em um ambiente virtual, através do qual os profissionais podem acessar livremente os conteúdos disponibilizados e fazer consulta técnica ainda durante o atendimento.
A plataforma digital utilizada foi o Padlet, esta permite a criação de murais interativos e colaborativos através de acesso livre e gratuito. Cabe esclarecer que a perspectiva de se introduzir uma ferramenta digital consultiva com a configuração acima mencionada, propõe apresentá-la não apenas como mais um recurso tecnológico, mas como uma forma para oportunizar o processo de Educação Permanente em Saúde (EPS) dos profissionais.
Nesse contexto, a ferramenta utilizada tem o potencial de despertar o profissional para retomar leituras, discutir novos fluxos e mudanças de condutas em saúde, agregando tomadas de decisão seguras que impactam no diagnóstico e seguimento clínico e/ou cirúrgico.

Objetivos
Apresentar o ambiente virtual de uma plataforma digital utilizada como instrumento de educação permanente em saúde das mulheres.
Descrever o processo de construção de uma plataforma digital como ferramenta de educação permanente em saúde das mulheres.
Demonstrar o procedimento de implantação de uma plataforma digital como ferramenta de educação permanente em saúde das mulheres.
Relatar a experiência da utilização de uma plataforma digital como ferramenta de educação permanente em saúde das mulheres.
Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, com a descrição da construção e implantação de um ambiente virtual em uma plataforma digital, utilizada como instrumento de EPS e direcionada para a utilização dos profissionais da APS no município de Campina Grande.
A construção do ambiente virtual possibilitou reunir documentos referentes a assistência em Saúde das Mulheres, incluindo protocolos, fluxos, legislações e notas técnicas, os arquivos publicados abordam as temáticas: câncer do colo do útero e de mama, planejamento reprodutivo, Infecções Sexualmente Transmissíveis entre outros, totalizando 32 arquivos publicados.
A experiência de construção ocorreu a partir da seleção dos materiais e documentos que iriam compor a plataforma, mediante consultas as publicações do Ministério da Saúde e arquivos oficiais da pasta técnica Saúde das Mulheres de Campina Grande, o processo de seleção dos materiais ocorreu entre junho e julho de 2024 e a publicação da plataforma ocorreu em agosto do mesmo ano.
A divulgação e as instruções de uso do ambiente virtual foram repassadas durante as atividades presenciais de EPS, via 1DOC (plataforma oficial de comunicação no município de Campina Grande) e através dos grupos de matriciamento da APS que agregam profissionais do município, específico do eixo Ginecologia e Obstetrícia.

A dificuldade em identificar um espaço seguro com conteúdos confiáveis, oficiais e materiais técnicos disponíveis em um só lugar ou ambiente virtual de fácil acesso, com direcionamento específico.

A plataforma digital tem sido utilizada como ferramenta de EPS entre os profissionais da APS no município de Campina Grande, os documentos estão separados por seção temática e cada uma delas é constituída por documentos essenciais e necessários na orientação das condutas.
Nesse contexto, os conteúdos estão distribuídos em oito seções, a saber:
1- Primeira seção constam os Protocolos, Caderno de Atenção Básica e Procedimento Operacional Padrão (POP);
2- Segunda seção encontra-se orientações e fluxos;
3- Terceira seção estão os documentos referentes ao Planejamento Familiar e Reprodutivo;
4- Quarta seção ficam os conteúdos referentes ao Dispositivo Intrauterino;
5- Quinta seção destina-se aos conteúdos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis;
6- Sexta seção reunimos os materiais sobre câncer de colo de útero;
7- Sétima seção os estão os materiais referente ao câncer de mama;
8- Oitava seção destina-se aos materiais que tratam o modelo de financiamento da atenção primária.
Em março de 2025 a plataforma contava com o registro de 1.897 visualizações, o que demonstra a utilidade do ambiente virtual, já que o espaço é específico para os profissionais de saúde, embora possa receber visitas de qualquer pessoa que tenha acesso ao link.
Conforme os relatos dos profissionais, que afirmam fazer uso da plataforma, o instrumento permitiu o acesso facilitado à materiais científicos, fluxos e documentos que guiam o atendimento em Saúde da mulher.
O ambiente pode ser acessado através do link https://padlet.com/coordsaudedasmulherescg/coordena-o-de-sa-de-das-mulheres-campina-grande-8f2orw4mj1h8b7nn, além disso, o link de acesso e um vídeo instrucional foi compartilhado entre os profissionais e o estímulo ao acesso é realizado de forma recorrente.

A plataforma digital possibilitou aos profissionais de saúde da APS de Campina Grande, o acesso fácil, rápido e prático, aos conteúdos referentes a assistência em saúde das mulheres, sendo um espaço seguro e constituído por conteúdos previamente selecionados, a exemplo de protocolos, fluxos e documentos da área técnica.
Os profissionais têm acessado o ambiente virtual e utilizado livremente para consultas aleatórias dos materiais ou para orientação de condutas no ato da assistência, o que reforça a relevância da disponibilização de ferramentas digitais metodológicas direcionadas para o manejo do profissional dentro e fora do seu ambiente laboral. Além disso, a estratégia implementada fortalece a EPS dos profissionais e reverbera positivamente no processo de trabalho.
Diante do exposto identificamos que é possível garantir um ambiente virtual seguro, através de plataforma digital para ser utilizada como instrumento de educação permanente na assistência em saúde das mulheres.

Principal

ANA CRISTINA RODRIGUES LUNA E SILVA

aanacristinalunaesilva@gmail.com

Coordenação de Saúde das Mulheres

Coautores

Ana Cristina Rodrigues Luna e Silva, Laudeci Brito Batista, Flávia Gomes Silva, Maria Lúcia Bezerra Neta, Maria Jeanette Oliveira da Silveira, Maria Núbia de Oiveira, Danielle de Albuquerque Abrantes, Janine Chaves de Castro, Railda Maria dos Santos Freitas, Geuma Ângela Cavalcante Marques, Maria do Socorro Chaves.

A prática foi aplicada em

Campina Grande

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Saúde Campina Grande - Avenida Jornalista Assis Chateaubriand - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

ANA CRISTINA RODRIGUES LUNA E SILVA

Conta vinculada

01 abr 2025

CADASTRO

01 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

01 jun 2024

inicio

30 set 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!