Apresentação
O advento das tecnologias digitais e da internet facilitou o acesso as informações, embora por vezes nos deparamos com a dificuldade em identificar um espaço seguro com conteúdos confiáveis e em um só lugar.
Nesse contexto, com vistas a reunir dados, informações, fluxos oficiais e o dinamismo da Política Pública Saúde das Mulheres em um ambiente de fácil acesso que propusesse possibilidade de consulta segura aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), a pasta técnica que conduz a saúde das mulheres do município de Campina Grande, construiu os percursos prioritários técnicos e os disponibilizou de forma sistemática em um ambiente virtual, através do qual os profissionais podem acessar livremente os conteúdos disponibilizados e fazer consulta técnica ainda durante o atendimento.
A plataforma digital utilizada foi o Padlet, esta permite a criação de murais interativos e colaborativos através de acesso livre e gratuito. Cabe esclarecer que a perspectiva de se introduzir uma ferramenta digital consultiva com a configuração acima mencionada, propõe apresentá-la não apenas como mais um recurso tecnológico, mas como uma forma para oportunizar o processo de Educação Permanente em Saúde (EPS) dos profissionais.
Nesse contexto, a ferramenta utilizada tem o potencial de despertar o profissional para retomar leituras, discutir novos fluxos e mudanças de condutas em saúde, agregando tomadas de decisão seguras que impactam no diagnóstico e seguimento clínico e/ou cirúrgico.
Objetivos
Apresentar o ambiente virtual de uma plataforma digital utilizada como instrumento de educação permanente em saúde das mulheres.
Descrever o processo de construção de uma plataforma digital como ferramenta de educação permanente em saúde das mulheres.
Demonstrar o procedimento de implantação de uma plataforma digital como ferramenta de educação permanente em saúde das mulheres.
Relatar a experiência da utilização de uma plataforma digital como ferramenta de educação permanente em saúde das mulheres.
Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, com a descrição da construção e implantação de um ambiente virtual em uma plataforma digital, utilizada como instrumento de EPS e direcionada para a utilização dos profissionais da APS no município de Campina Grande.
A construção do ambiente virtual possibilitou reunir documentos referentes a assistência em Saúde das Mulheres, incluindo protocolos, fluxos, legislações e notas técnicas, os arquivos publicados abordam as temáticas: câncer do colo do útero e de mama, planejamento reprodutivo, Infecções Sexualmente Transmissíveis entre outros, totalizando 32 arquivos publicados.
A experiência de construção ocorreu a partir da seleção dos materiais e documentos que iriam compor a plataforma, mediante consultas as publicações do Ministério da Saúde e arquivos oficiais da pasta técnica Saúde das Mulheres de Campina Grande, o processo de seleção dos materiais ocorreu entre junho e julho de 2024 e a publicação da plataforma ocorreu em agosto do mesmo ano.
A divulgação e as instruções de uso do ambiente virtual foram repassadas durante as atividades presenciais de EPS, via 1DOC (plataforma oficial de comunicação no município de Campina Grande) e através dos grupos de matriciamento da APS que agregam profissionais do município, específico do eixo Ginecologia e Obstetrícia.
A dificuldade em identificar um espaço seguro com conteúdos confiáveis, oficiais e materiais técnicos disponíveis em um só lugar ou ambiente virtual de fácil acesso, com direcionamento específico.
A plataforma digital tem sido utilizada como ferramenta de EPS entre os profissionais da APS no município de Campina Grande, os documentos estão separados por seção temática e cada uma delas é constituída por documentos essenciais e necessários na orientação das condutas.
Nesse contexto, os conteúdos estão distribuídos em oito seções, a saber:
1- Primeira seção constam os Protocolos, Caderno de Atenção Básica e Procedimento Operacional Padrão (POP);
2- Segunda seção encontra-se orientações e fluxos;
3- Terceira seção estão os documentos referentes ao Planejamento Familiar e Reprodutivo;
4- Quarta seção ficam os conteúdos referentes ao Dispositivo Intrauterino;
5- Quinta seção destina-se aos conteúdos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis;
6- Sexta seção reunimos os materiais sobre câncer de colo de útero;
7- Sétima seção os estão os materiais referente ao câncer de mama;
8- Oitava seção destina-se aos materiais que tratam o modelo de financiamento da atenção primária.
Em março de 2025 a plataforma contava com o registro de 1.897 visualizações, o que demonstra a utilidade do ambiente virtual, já que o espaço é específico para os profissionais de saúde, embora possa receber visitas de qualquer pessoa que tenha acesso ao link.
Conforme os relatos dos profissionais, que afirmam fazer uso da plataforma, o instrumento permitiu o acesso facilitado à materiais científicos, fluxos e documentos que guiam o atendimento em Saúde da mulher.
O ambiente pode ser acessado através do link https://padlet.com/coordsaudedasmulherescg/coordena-o-de-sa-de-das-mulheres-campina-grande-8f2orw4mj1h8b7nn, além disso, o link de acesso e um vídeo instrucional foi compartilhado entre os profissionais e o estímulo ao acesso é realizado de forma recorrente.
A plataforma digital possibilitou aos profissionais de saúde da APS de Campina Grande, o acesso fácil, rápido e prático, aos conteúdos referentes a assistência em saúde das mulheres, sendo um espaço seguro e constituído por conteúdos previamente selecionados, a exemplo de protocolos, fluxos e documentos da área técnica.
Os profissionais têm acessado o ambiente virtual e utilizado livremente para consultas aleatórias dos materiais ou para orientação de condutas no ato da assistência, o que reforça a relevância da disponibilização de ferramentas digitais metodológicas direcionadas para o manejo do profissional dentro e fora do seu ambiente laboral. Além disso, a estratégia implementada fortalece a EPS dos profissionais e reverbera positivamente no processo de trabalho.
Diante do exposto identificamos que é possível garantir um ambiente virtual seguro, através de plataforma digital para ser utilizada como instrumento de educação permanente na assistência em saúde das mulheres.
Secretaria de Saúde Campina Grande - Avenida Jornalista Assis Chateaubriand - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO