Olá,

Visitante

A utilização de planilha de perfil epidemiológico de território facilitando e proporcionando qualidade ao trabalho dos agentes comunitários de saúde

Esta experiência foi desenvolvida na Unidade de Estratégia de Saúde da Família Cidade Alegria, através do desenvolvimento e implantação de uma planilha no formato Excel utilizada pelas Agentes Comunitárias de Saúde proporcionando relatórios do perfil epidemiológico de seu território através de listagens nominais, gráficos e tabelas facilitando o planejamento e as ações de saúde desenvolvidas por toda equipe multiprofissional da Unidade.

Temos um território extenso para uma equipe de ESF e necessitávamos facilitar o trabalho das Agentes Comunitárias que conseguem através da utilização da planilha levantar facilmente o perfil epidemiológico de seu território, compreender e identificar as necessidades, planejar e direcionar o trabalho para os pontos de maior necessidade.
O objetivo foi a melhora na qualidade do atendimento de toda equipe, em especial das Agentes Comunitárias de Saúde que conseguem através da utilização do instrumento uma maior organização e direcionamento nas orientações aos usuários, visando uma maior satisfação por parte da comunidade, identificando as necessidades, propondo soluções para os problemas, conduzindo as ações de saúde para as dificuldades evidenciadas.

Uma planilha no formato Excel foi desenvolvida na Unidade onde foram incluídos todos os dados necessários para facilitar o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde, Através da planilha é possível identificar por exemplo quem são e onde se localizam pacientes diabéticos, hipertensos, e seus graus de risco através de classificação, pacientes acamados, IMC de todos os usuários, identificar problemas como graus de obesidade e desnutrição, mulheres com exames preventivos em dia e atrasados, homens com exames de PSA em dia e atrasados, pacientes oncológicos, cardíacos, tabagistas, tuberculose, hanseníase, saúde mental, dentre outros agravos através de listagem nominal, gráficos e tabelas.
A planilha modificou e facilitou totalmente a organização do trabalho das ACS, seu acompanhamento, compreensão do território, busca ativa e orientações aos cidadãos. Hoje conseguem planejar ações utilizando os dados levantados, proporcionando uma melhora na capacidade resolutiva dos serviços da Unidade e da qualidade dos cuidados, atendendo os objetivos propostos.

A experiência pode ser considerada inovadora, pois desconhecemos outra Unidade que utilize de tal instrumento semelhante para gerar relatórios de forma tão completa, facilitando a compreensão do território por parte das ACS, do Gerente da Unidade e da Gestão. Através dos dados fornecidos é possível planejar ações, realizar busca ativa e oferecer um trabalho de qualidade aos nossos usuários.
No início houve uma certa resistência à mudança por parte das ACS que após a utilização da ferramenta observaram a facilidade de compreensão e planejamento das ações em seus territórios.
Esse projeto poderia ser implantado em todas as Unidades de ESF para facilitar e proporcionar um trabalho de maior qualidade aos Agentes Comunitários e ao Gestor.

Principal

Rodrigo Leal da Silva

enf.rodrigoleal@gmail.com

enfermeiro

A prática foi aplicada em

Resende

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua das Samambaias, S/N, Cidade Alegria, Resende - RJ

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rodrigo Leal da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2024

e atualizada em

01 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Apoio Digital e Fisioterapia Pós-Avc: Facilitando o Tratamento Individual
Rio de Janeiro
Práticas
IMPLANTAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE DE NITERÓI: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SAÚDE DIGITAL
Rio de Janeiro
Práticas
J154: Ferramenta facilitadora do processo de trabalho da rede protetiva
São Paulo
Práticas
Pessoas em Situação de Rua na Cidade de Manaus: Prevenção, Tratamento e Controle em Hiv/Aids
Amazonas
Práticas
Solução Digital para a o Monitoramento, Gestão e Trasparência da Imunização Contra o Covid-19
Paraíba
Práticas
Escala de Risco Familiar: uma Ferramenta de Qualificaçao do Processo de Trabalho Utilizada na Unidade Laboratorio da Planificaçao da Atençao a Saude, Tres Cachoeiras, Rs.
Práticas
A Contribuição da Redesfito Amazonas para a Fitoterapia no SUS: a Experiência de Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
Alagoas
Práticas
Saberes e Práticas Emancipatórias em Saúde da Família, Ambiente e Trabalho: Entrelaçando Metodologias para a Produção de Interconhecimentos no Contexto do Semiárido
Ceará
Práticas
Tablet na atenção primária – uma conquista dos ACS de Catas Altas
Minas Gerais
1 / 3123