- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: o objetivo deste trabalho é descrever a trajetória das ações do Setor de Educação Permanente em Saúde que culminaram na instituição da Comissão de Educação Permanente em Saúde do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa e viabilizar uma reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas futuras desta comissão. (vide arquivo anexo). Indicadores/variáveis/coleta de dados: as ações da são acompanhadas pelo responsável técnico do Setor de Educação Permanente em Saúde, ficando a cargo deste realizar a interlocução com as gerências a que estas propostas estão vinculadas para realizar a análise e viabilidade das mesmas, com a anuência da diretoria para a execução. Em se tratando de projetos que necessitem de recursos financeiros como contratação de palestrantes, diárias para capacitação fora do Estado, entre outros, a equipe da gerência administrativa oferece suporte para a elaboração dos Termos de Referência conforme dotação orçamentária contemplada no Plano de Trabalho Anual (PTA) 2017. Cada ação planejada possui um trabalhador ou gestor responsável pela elaboração, execução e avaliação da proposta educacional com o apoio do responsável técnico do Setor de Educação Permanente em Saúde. Para o planejamento dos cursos e eventos de formação previstos no plano de ação conta-se com a assessoria da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso para o processo educativo incluindo a elaboração dos projetos pedagógicos, a capacitação dos docentes e instrutores quando necessário, e a realização da certificação. A gestão do Plano de Ação 2017 ocorre através da avaliação e do monitoramento das ações por meio de um grupo de trabalho composto para esta finalidade. Preconiza-se o monitoramento mensal das ações previstas identificando-se a realização ou não destas, resultados alcançados e dificuldades enfrentadas pela equipe responsável para a execução das mesmas. Em dezembro de 2017 será feita a avaliação final do Plano de Ação tendo como indicador principal a proporção entre o número de ações previstas e o número de ações executadas:
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) é uma Unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Mato Grosso (SES/MT) habilitado desde 2013 pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER III) e em Serviços de Oficina Ortopédica. O Cridac/CER III tem como missão reabilitar para incluir e é reconhecido historicamente e legalmente como um centro de referência em reabilitação da pessoa com deficiência no Estado do Mato Grosso que, a partir de 2011, passa por um importante período de transformações institucionais de acordo com o decreto e as portarias abaixo relacionados:Decreto nº 7.612, de novembro de 2011, que instituiu o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite.
A complexidade da reabilitação advém de um trabalho de equipe multiprofissional em que a educação permanente em saúde pode contribuir para que os serviços se reorganizem conforme as reais necessidades dos usuários viabilizando o desenvolvimento e a formação dos trabalhadores da saúde.A institucionalização das ações de Educação Permanente em Saúde através de uma comissão tem viabilizado espaços de diálogo que possibilitam aos próprios trabalhadores a reflexão sobre o papel do Cridac enquanto Centro Especializado em Reabilitação e a identificação das demandas de formação/qualificação profissional que permitam transformar as práticas assistenciais e os modos de organização do trabalho a fim de garantir a qualidade e integralidade do cuidado à saúde na área de reabilitação.
R. Gen. Aníbal da Mata, 135 - Duque de Caxias I, Cuiabá - MT, Brasil
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