Olá,

Visitante

A Interface Ensino-Serviço na Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (Acs) e Agentes de Controle de Endemias (Ace) em Porto Seguro-Ba.

Implementação da formação permanente em integração com uma Instituição de Ensino Superior do curso de graduação em enfermagem. Inicialmente foram realizadas reuniões entre as instituições para apresentação e discussão da proposta. Após reuniões com os acadêmicos e docente da disciplina Ações educativas no exercício da enfermagem para apresentação da proposta e discussão da metodologia. Em conjunto com as coordenações municipais e docente da disciplina foram identificados e priorizados os temas e conteúdo para as aulas, que foram ministradas na sala de aula da faculdade parceira da proposta. O cronograma de execução foi estabelecido sendo que para cada semana tem um conteúdo a ser abordado. A educação permanente para os ACS e ACE, acontece de forma presencial, uma vez por semana, no período de quatro meses, no turno noturno, sendo os facilitadores docentes e acadêmicos do 8º período do curso de enfermagem. Nessa perspectiva é utilizada uma proposta metodológica, que incentive os agentes de saúde e de endemias a buscarem por meios próprios desenvolver habilidades e competências para construção do conhecimento em saúde, com valorização da participação, do diálogo e problematização da realidade. Para garantir a participação dos agentes no período noturno, as coordenações municipais solicitaram através de oficio para a empresa de transporte coletivo urbano, a liberação do passe livre para acesso ao local das aulas. Ao final de cada curso os agentes recebem um certificado de participação com todos os temas trabalhados no curso.

Desenvolver habilidades e competências para construção do conhecimento em saúde, com valorização da participação, do diálogo e problematização da realidade.

Ampliar a oferta do número de vagas para os ACS e ACE participarem dos próximos cursos na Faculdade no decorrer de 2016, melhorando o processo de trabalho dos agentes em suas práticas no campo. É uma experiência que apresenta inovação, sustentabilidade, caráter educativo com a participação do trabalhador e pode ser adaptada a outros contextos.

Principal

Marcia Alves Quaresma

malvesq1@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Porto Seguro

Bahia

Nordeste

Instituição

R. Alfredo Dutra, 01

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marcia Alves Quaresma

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

12 out 2019

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro