Olá,

Visitante

Implantação do Núcleo de Educação Permanente (Nep) em Saúde no Município de Rio Bonito/Rj

Ações realizadas:1. Reunião com as coordenações: Centro do Coração, Ambulatórios Municipais, Estratégia de Saúde da Família, Odontologia, Assistência Farmacêutica, Centro de Apoio Psicossocial, áreas programáticas e Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Ambulatórios Municipais.Destaca-se que a definição do representante de cada multiplicador, se deu por profissional de nível superior e estar vinculada a unidade de saúde onde atua.2. Definir fluxo para a demanda de Educação Permanente no município.2.1 O fluxo de demanda deverá seguir os seguintes critérios:•Indicadores de saúde ordenados pelo Ministério da Saúde (MS), fornecidos pela coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) a coordenação municipal de Educação Permanente, levando em consideração os indicadores com baixa cobertura a saúde.•Demanda das necessidades diárias solicitadas pelas equipes no ambiente de trabalho e presenciadas durante a supervisão da coordenação ESF e demais coordenadores da rede saúde e pela própria coordenação de EP quando em visita.•Demandas e ofertas de cursos oriundos das instituições de ensino, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e demais organizações públicas privadas, recebidas na Secretaria Municipal de Saúde.3. Qualificar as práticas dos profissionais quanto às organizações do trabalho com o intuito de promover transformação, de maneira que o conhecimento e a prática sejam trabalhados concomitantes, em sintonia com o momento e contexto das equipes, de modo que façam mais sentido e tendo mais valor de uso e efetividade. 4. Em educação popular em saúde conforme o calendário do Ministério da Saúde (MS).5. As ações de educação popular em saúde serão organizadas conforme as datas comemorativas conforme calendário do Ministério da Saúde, desde que atinja a necessidade do município.6. A organização e sistematização da rede, em virtude de parceria com instituições de Ensino Médio e Superior no município, proporcionam controle e monitorização efetivo do campo de estágio curricular para os alunos da área de saúde.Atores envolvidosProfissionais da rede municipal de saúde e população assistida.

Estabelecer diretrizes e estratégias para a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do município de Rio Bonito

Perspectivas futuras ou Desdobramentos do TrabalhoA implantação do Núcleo de Educação Permanente teve como finalidade de estabelecer diretrizes e estratégias para a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do município de Rio Bonito, e assegurar ao profissional sua qualificação, para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS que o NEP seja compreendido como uma proposta para ação formativa, bem como das práticas pedagógicas de organização dos serviços e como estratégia de atingir a população no seu modo de vida.

Principal

Renata Solano - Erica Neves de Freitas

erica_farma@ig.com.br

A prática foi aplicada em

Rio Bonito

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

AV MANOEL DUARTE - BELA VISTA

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Renata Solano - Erica Neves de Freitas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 jan 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro