- Atenção Primária à Saúde
LOHANA FURTADO OLIVEIRA
- 20 set 2024
Amapá
A saúde bucal desde a primeira infância é um dos fatores mais importantes para que as crianças cresçam saudáveis. A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral. A higiene bucal deve ser estimulada desde o nascimento do bebê para que se tenha uma rotina de limpeza desde a infância. Diante disso, a equipe de Saúde Bucal da Esf Cunha e Silva / BNH no município de Presidente Médici, Rondônia, vem promovendo ações de promoção em saúde e prevenção às doenças da cavidade oral. o público alvo são crianças com faixa etária de 0 a 12 anos que residem na área de abrangência da UBS e as crianças matriculadas nas escolas prioritárias que fazem parte do PSE. as ações de promoção e prevenção são de fundamental importância, além do atendimento, a educação e assistência aos pais e responsáveis para que se desenvolva uma atitude positiva de promoção de saúde e conscientização.
Diagnosticar precocemente problemas dentários. A implementação de estratégias coletivas em saúde bucal. Criar nas crianças bons hábitos de higiene bucal. A importância do profissional em Saúde Bucal na ESF e PSE • Orientar os pais e/ou responsáveis. A experiência realizada foi com crianças matriculadas em escolas municipais prioritárias e as cadastradas no bairro Cunha e Silva. As ações ocorreram ao longo de 2018 e foram realizados 428 atendimentos odontológicos em crianças de 0 a 12 anos na UBS. Os principais temas abordados aos pais na roda de conversa: A importância da alimentação saudável, aleitamento materno, o uso de dentifrício fluoretado, hábitos deletérios, escova dental ideal, uso do fio dental, cárie precoce, desmistificando o uso do antibiótico na infância, a troca de dentição e a higienização bucal da criança. No PSE oferta de palestras e vídeos educativos, avaliação de saúde bucal, escovação supervisionada e a aplicação tópica de flúor como forma de controle de cárie.
A promoção de saúde bucal desde a 1ª infância através de ações educativas e preventivas pode reduzir o índice de doenças orais evitando ou minimizando a ocorrência de situações invasivas e dolorosas. Além disso, a roda de conversa aos pais é de suma importância, pois mostramos a importância da saúde bucal da criança e sanar as dúvidas frequentes. Já, a avaliação bucal na UBS e na escola detectou crianças que necessitavam de tratamento dentário, a equipe contatou os pais para realizar o tratamento odontológico. De fevereiro de 2018 a Dezembro de 2018 segundo os dados do e-SUS foram realizados 938 atendimentos odontológicos, sendo 428 atendimentos em crianças de 0 – 12 anos. Ou seja, 45% dos atendimentos realizados são em crianças. A implantação de novas metodologias de atenção à saúde bucal na UBS teve êxito. A prioridade na prevenção se materializou na implantação de métodos de educação e motivação em saúde, que tem como objetivo a mudança de hábitos na vida de cada criança. Sendo assim, a criança dificilmente esquecerá os conceitos básicos da higiene bucal e conseguirá entender a importância de cuidar da boca para o resto da vida. as ações na UBS E PSE são essenciais para conscientização e prevenção às patologias orais.
Avenida Pôrto Velho, no 1584 - Centro, Presidente Médici - Rondônia, 76916-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO