O presente trabalho pretende relatar a experiência vivenciada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Bonfim (RR), o qual conquistou a implantação do telediagnóstico por ECG. Os exames são realizados nas UBS, cujo aparelho ECG é conectado a um computador permitindo que os dados coletados do usuário durante a realização do exame sejam enviados para os núcleos parceiros onde são analisados, laudados e reenviados para as unidades de origem em até no máximo 4 horas de forma eletiva, e 20 minutos em casos de urgência.
Mostrar os benefícios da utilização da ferramenta do programa Telessaúde nas UBS do município de Bonfim (RR). Apontar a efetividade da ferramenta. Relatar os êxitos para os atores sociais envolvidos. Desenvolver a integralidade no processo, implantado desde outubro de 2018. O município de Bonfim é pioneiro no estado com a implantação e contou com o apoio do Núcleo Estadual de Telessaúde de Roraima em parceria com o Centro de Telessaúde do Hospital de Minas Gerais. O serviço de diagnóstico a distância possibilita que na consulta clínica o usuário seja munido do laudo pelo Teleconsultor cardiologista. O eletrocardiógrafo é conectado a um computador para viabilizar os dados coletados do paciente que durante a realização do exame são enviados ao núcleo central, sendo analisados, laudados e reenviados para as unidades de origem. Tal medida passou a fazer parte da rotina nas 6 UBS do município, sendo 2 na sede e 4 na região rural com abrangência das comunidades indígenas.
Desde a implantação, o município realizou 293 ECG pela ferramenta. Qualificando os processos do cuidado para os usuários, implementado como exame de rotina para os pacientes hiperdias, situações de urgência e risco cirúrgico, além da integração no processo do cuidado com as comunidades indígenas, presentes em parte considerável do município, também logrou-se êxito na identificação imediata de 10 usuários, os quais foram laudados com agravo e referenciados ao serviço especializado recebendo intervenções imediatas, levando assim a estabilidade do quadro de saúde. Além dos benefícios para o usuários e gestão como a redução de tempo e custos com os encaminhados desnecessariamente para a capital. É notável o fortalecendo da atenção básica com o uso da ferramenta, o Núcleo Estadual de Roraima é diretamente interligado nesta construção, auxiliando com o suporte técnico. Outro destaque é a possibilidade de utilização da ferramenta em meio às fragilidades da internet, pois ela permite que o exame possa ser realizado e salvo automaticamente e, após a normalização da rede, ser enviado ao núcleo. Em geral, a experiência e os benefícios trouxeram aproximações entre profissionais da gestão e usuários.
R. Rio Tapajós, 102 - Distrito Industrial, Boa Vista - RR, 69316-106, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO