A importância da educação em saúde para quebrar barreiras no atendimento odontológico a gestantes

Gestantes cadastradas na ESF de Varginha e equipe multidisciplinar composta por dentista, auxiliar de consultório odontológico, enfermeira, médica e agentes comunitários de saúde. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, sendo um projeto de intervenção (PI), que propõe promover um trabalho na ESF voltado para as gestantes, esperando com isso contribuir para a promoção e organização dos serviços de atenção à saúde durante a gestação. O PI possui várias etapas: apresentação do projeto.

A motivação para este estudo surgiu a partir do cenário apresentado durante as consultas odontológicas, na Estratégia Saúde da Família de Varginha, no qual se observou uma incidência muito alta de gestantes com alterações gengivais e processos de cárie em estágio muitas vezes avançado. Diante deste quadro, constatamos a importância de se realizar um projeto voltado para a promoção em saúde bucal, visto a importância que este momento representa na vida da mulher.

A educação em saúde deve ser usada como instrumento de promoção de saúde bucal, deverá ser feita de forma continuada e atender a necessidade de saúde bucal da gestante, considerando sempre o ambiente, fatores econômicos, sociais e culturais e tornando-se um poderoso instrumento utilizado como estratégia na promoção de saúde.

Principal

Vanessa Pintas Moraes Andrade

vanessapmoraes@hotmail.com

Coautores

Vanessa Pintas Moraes Andrade

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Silva Jardim (RJ)

Varginha, Silva Jardim - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Vanessa Pintas Moraes Andrade

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

31 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas