Olá,

Visitante

A Implementação de ouvidorias Ativas nas Audiências Públicas Municipais

Em 2015 a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, criou o Projeto de Audiências Públicas nos Bairros, as quais ocorrem de forma quinzenal aos sábados no período vespertino, onde vários serviços da Prefeitura são disponibilizados aos munícipes. O Objetivo deste Projeto é colher subsídios e informações junto à sociedade em todas as áreas de atuação, bem como oferecer aos interessados a oportunidade de encaminhamento de suas demandas, opiniões e sugestões relativas aos assuntos em questão.A Ouvidoria da Saúde é parceira neste projeto que foi implantado no mês de março de 2015 com o Subprojeto de Ouvidorias Itinerantes nas Comunidades e nas Audiências Públicas Municipais, visando: estimular novas formas de participação da população

Com a criação do Decreto no. 7.508/2011 pelo DOGES (Departamento de Ouvidoria geral do SUS), foi definido o conceito de Ouvidoria Ativa, onde a partir dele, a Ouvidoria do SUS não espera mais apenas que o usuário se dirija até ela para fazer reclamações, sugestões, denúncias, solicitações ou elogios. Com a nova definição, a postura da Ouvidoria deve ser outra, indo até o usuário do SUS para saber a realidade sobre os serviços ofertados.

A ouvidoria deve ser aplicada por ser um canal autêntico de mediação entre a população e os gestores da Política de Saúde, de forma a promover o exercício da cidadania, e fortalecer as diretrizes do SUS.É um instrumento de gestão que possibilita a Secretaria de Saúde avaliar continuamente a qualidade dos serviços ofertados aos usuários subsidiando o gestor na tomada das decisões.Comprometimento de toda a secretaria de saúde, propiciando uma maior credibilidade e fortalecendo vínculos com os cidadãos.Abertura de novos espaços de diálogo e exercício da cidadania efetivando o direito a saúde.Aprimoramento do controle social, da gestão pública e da qualidade dos serviços por meio da inserção ativa nas audiências, não somente manifestando críticas e denúncias, mas também viabilizando sugestões, proposições e elogios.

Principal

Daniele de Antoni Calixto Strack (Ouvidora) E Carlos Coradassi

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Visconde de Taunay, 950, Ronda.

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Daniele de Antoni Calixto Strack (Ouvidora) e Carlos Coradassi

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Regulação: o Desafio Presente no Ajuste dos Fluxos e Processos de Trabalho para organização do Sistema de Saúde.
Rio Grande do Sul
Práticas
Construção da rede de saúde manauara
Amazonas
Práticas
Organograma Como Dispositivo de Gestão: a Experiência de Mauá
São Paulo
Práticas
Tecendo Redes: a Regulação Como Articuladora da Alta Responsável do Usuário Pós-Covid-19.
Rio de Janeiro
Práticas
1º Audiência Regional de Saúde de Campo: Regionalizar é Preciso – Exercitando a Participação Social e Vencendo os Vazios Assistenciais.
Paraná
Práticas
Apoio Institucional Como Dispositivo para o Fortalecimento das Redes de Atenção À Saúde na 13ª Região de Saúde da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão Financeira da Saúde na Prática Municipal
Paraná
Práticas
A Regulação do Acesso no Município de Vitória: o Caminho para a Equidade e Integralidade do Cuidado
Espírito Santo
Práticas
Implantação do Fluxo de Investigação de Óbito: Integração Entre Atenção Básica e Vigilância Sanitária
Bahia