As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde têm sido aliadas no cuidado oferecido na atenção primária do SUS por se tratarem de práticas validadas, com ótimos resultados e satisfação da população que as utiliza, além de ser um recurso de baixo custo e tecnologia, precisando muitas vezes apenas de profissionais qualificados para a sua realização. Sendo assim, profissionais de saúde da atenção primária do município de Rio das Ostras/RJ, em parceria com professores da UFF – Campus Rio das Ostras, desenvolveram o Projeto PICS ao Alcance de Todos, oferecendo PICS de modo online e presencial. Esse sendo realizado, também, vinculado a outros programas da Atenção Básica. Assim ofertamos as práticas de Auto Alongamento, Auto Massagem, Arterapia, Cura Prânica, Dança Sênior, Homeopatia, Meditação e Reiki no modo on-line. E as Práticas de Acupuntura e Auriculoterapia no modo presencial. A construção intelectual do projeto deu-se em agosto de 2020, com o primeiro passo em setembro na implantação e implementação através de uma pesquisa entre profissionais da rede de atenção básica, onde foram detectados 24 profissionais com formação em alguma PICS. Após a pesquisa, foram definidas as PICS a serem disponibilizadas e os canais utilizados para comunicação e realização das atividades. Em seguida houve apresentação e aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde
Objetivos:
Implantar, implementar e consolidar o acesso a Práticas Integrativas e Complementares através da uma proposta de ação por meio de um canal virtual de apoio para o acolhimento, acompanhamento e tratamento a distância, e através da articulação e parceria com outros programas da Atenção Básica, visando a educação em saúde e o acesso integral, utilizando modalidades de PICS reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Metodologia:
Iniciamos criando um e-mail vinculado ao programa, Assim, disponibilizamos um número de contato via Whatsapp para inscrições dos usuários. Os mesmos, ao fazer contato, recebem, automaticamente, um link de inscrição via formulário do google. Possuímos formulários para primeiro atendimento, atendimento de retorno e formulários específicos para atendimento com auriculoterapia de pacientes vinculados aos programas de Ostomia, Hiperdia, SAE e GAE. Nestes constam perguntas sobre dados pessoais, queixas e condições de saúde, e as práticas que querem se inscrever. Com isso, os atendimentos on-line são realizados via google meet, e os presenciais em unidades de estratégia de saúde da família via atendimento individual para auriculoterapia e acupuntura, e em grupo com as Práticas de Auto alongamento, Auto massagem e Meditação como suporte aos grupos de atendimento dos Programas de Hiperdia, Idoso, GAE e Tabagismo.
As PICS foram implementadas no Município de Rio das Ostras visando suprir e ampliar o acolhimento humanizado e integral aos usuários do SUS. Promovendo outras formas de ações em cuidado para complementar e dar suporte às ações convencionais já existentes. Assim como, dar suporte aos Programas da Atenção Básica, com o olhar do autocuidado, promovendo independência dos usuários.
Diante de quatro anos de execução do projeto tivemos relatos positivos de satisfação e melhora de qualidade de vida dos usuários participantes, percepção desta melhora observada pelos profissionais envolvidos nesta ação, e suporte em acolhimento para pacientes com transtornos de Saúde Mental, assim como aumento da adesão, a cada ano, principalmente para as Práticas realizadas no modo virtual, chegando a 910 inscrições no ano de 2023, e 4809 atendimentos realizados no ano de 2024.
Importante fazer um mapeamento dos territórios, visando identificar as principais causas de sofrimento em saúde da população. Assim como identificar os profissionais que já executam PICS no município, a fim de unificar e expandir as ações, monitorar os resultados obtidos, desenvolvendo outras formas de suporte com PICS.
Prefeitura Municipal de Rio das Ostras - Atlantica, Rio das Ostras - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO