Olá,

Visitante

A Implantação do Aplicativo ” Viconsus ” para o Acompanhamento dos Agendamentos de Consultas e Exames no Município de Caruaru- Pe

A Política Nacional de Regulação, como ferramenta para efetivar o acesso dos usuários aos serviços de saúde dentro do que preconiza os princípios do SUS, dentre vários outros desafios, tem de lidar também com o problema do absenteísmo dos usuários. Os relatórios gerenciais do sistema de regulação do município de Caruaru-PE mostraram um percentual de 44% de perdas secundárias nas consultas e exames agendados no primeiro semestre de 2017. Esse percentual é indicativo de desperdício de recursos públicos, aumento do tempo dos usuários nas filas de espera e insatisfação. A Secretaria Executiva de Regulação do município adotou ações para acompanhamento do absenteísmo e através de contato telefônico com os usuários faltosos descobriu que o fenômeno é multicausal, sendo um dos motivos de ausência, a falta de comunicação com o usuário.

Implantar um aplicativo para dispositivos móveis com o qual os usuários do SUS de Caruaru pudessem acompanhar o “status” de suas consultas e exames e assim não perdessem a data de seu agendamento. A regulação apontou para a equipe do Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria Municipal de Saúde, a necessidade de aumentar as estratégias de comunicação com os usuários do município, através da criação de aplicativo. em seguida à confirmação de que poderia ser desenvolvido o aplicativo (App) conforme especificado, a equipe de tecnologia da regulação se reuniu com o departamento de TI para dar os acessos necessários a fim de que o aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional android versão 4 ou superior, fosse integrado ao sistema de regulação INFOCRAS através de webservice, possibilitando a visualização de forma rápida e segura pelos cidadãos do status dos exames e consultas solicitados.

o aplicativo VICONSUS foi lançado em agosto de 2017 pela Secretaria de Saúde de Caruaru e passou por atualizações em abril de 2018 para facilitar ainda mais o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no município: alterações nos elementos e nas cores do aplicativo, adição do número do agendamento e as informações do preparo: o número do agendamento agora é exibido na tela inicial bem como as informações de preparo, tendo como objetivo minimizar o uso da etapa onde o usuário imprime a guia de consulta, avaliação do serviço: o usuário pode realizar a avaliação do serviço utilizado como ótimo, bom, regular ou ruim, possibilitando que a gestão tenha um feedback e possa tomar decisões baseadas nestas informações.o aplicativo VICONSUS permite, além da transparência do serviço e do conforto para realizar a checagem do agendamento de exames e consultas, o paciente que antes precisava se deslocar até a unidade tem agora a praticidade de fazer isso através de qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. em relação ao absenteísmo constatado em 2017, antes da implantação do aplicativo, houve queda de 13,4% o que se mostra positivo.

Principal

Tamine Poliane Da Mota Miranda

taminemota@gmail.com

Coautores

José Barbosa Dos Santos

A prática foi aplicada em

Caruaru

Pernambuco

Nordeste

Instituição

R. Antonio Apolônio De Oliveira, N º 194

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Francisco De Assis Da Silva Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal