Olá,

Visitante

Aplicativo Saúde Já Curitiba: o Acesso A Saúde na Mão do Cidadão Curitibano

Ferramentas que permitam maior integração entre os cidadãos e a equipe de saúde são uma busca contínua. A tecnologia é um grande facilitador de processos e otimizador de tempo. Atualmente existem recursos que auxiliam na promoção e monitoramento do cuidado, na facilitação do acesso e na melhora dos índices de adesão ao tratamento. Buscando inovar, Curitiba em 2017 lançou a primeira versão do aplicativo Saúde Já, permitido o agendamento do primeiro atendimento de enfermagem via mobile. Na quarta versão, o aplicativo busca desburocratizar o acesso ao sistema de saúde fazendo com que a vida dos curitibanos se torne mais fácil. Cadastrando-se no aplicativo é possível: agendar o primeiro atendimento de enfermagem e odontológico, confirmar consultas e exames, acompanhar a situação vacinal, imprimir a carteira e declaração de vacinação, acompanhar o pré-natal e buscar orientações em caso de urgências e emergências.

Desenvolver e implantar em Curitiba um aplicativo que atue como ferramenta de promoção/cuidado, facilitando o acesso e aproximando a saúde da população. Específicos: Agendar primeiro atendimento, acompanhamento do pré-natal, marcação de consultas e e o projeto foi realizado em duas etapas. A primeira etapa corresponde ao desenvolvimento do sistema, obedecendo a seguinte sequência: análise de negócio, descrição dos requisitos, desenvolvimento e homologação. Na segunda etapa ocorreu o processo de implantação e divulgação para a comunidade.

Desde sua implantação o aplicativo teve 3,9 milhões de acessos realizados por 366.094 usuários distintos. Foram ofertadas 1.224.823 vagas de primeiro atendimento de enfermagem e de odontologia e realizados 475.097 atendimentos. É importante enfatizar que em média 65% das necessidades do cidadão são atendidas no primeiro atendimento de enfermagem sem precisar de encaminhamento para a consulta com o médico, sendo assim o aplicativo além de facilitar o acesso atua como organizador do fluxo e otimizador de recursos.A facilidade de acesso ficou evidente após a implantação do aplicativo, com destaque à inserção do usuário como agente de monitoramento do seu processo de cuidar. Utilizar a tecnologia como instrumento de inovação é estar conectado com a atual realidade. Estar próximo aos cidadãos é para Curitiba um desafio diário e este é o motivo que nos coloca em movimento pela inovação e superação.

Principal

Gabriela Osório Flores

gflores@sms.curitiba.pr.gov.br

Coautores

Alceu José Colnaghi Filho (In Memoriam), Alice Tomie Matsumoto Yoshizumi, Luiz Claudio Sobrinho Do Nascimento, Márcio Massayuki Fugiyama, Raquel Maria Pastore

A prática foi aplicada em

Curitiba

Paraná

Sul

Instituição

Francisco Torres, 830

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Márcia Cecília Huçulak

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal