A implantação do serviço de Ouvidoria Municipal de Saúde de Benevides foi uma iniciativa fomentada durante as prè-conferências municipais de saúde e pelo gestor municipal da saúde, a qual envolveu diversos departamentos, tais como a direção do Departamento de Atenção em Saúde (DEAS) da Atenção Básica e da Assessoria de Planejamento. Processo ocorrido entre os meses de outubro a dezembro de 2015, com a elaboração do projeto, o qual foi exposto ao Conselho Municipal de Saúde e à Comissão Intergestora Regional Metropolitana 1, tendo o parecer aprovado. Após a aprovação pelas instâncias colegiadas, o projeto foi exposto às equipes de saúde bem como à população com a finalidade de esclarecer e orientá-los de como a Ouvidoria se desenvolveria no município. As reuniões com as equipes de forma in loco, ou seja, em cada unidade de saúde e demais estabelecimentos com o objetivo de garantir uma maior proximidade e segurança quanto ao real papel da ouvidoria.
A ouvidoria do SUS é definida como um canal democrático de comunicação entre o usuário, a sociedade e as diversas instâncias da gestão. Possibilitam aos mesmos uma intensa participação, mediante um diálogo permanente, na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, favorecendo assim o processo de tomada de decisões para a gestão, assim como assegurar e/ou fortalecer um dos princípios do SUS, o controle social.
Entende-se que a ouvidoria em Benevides ainda é um serviço que está em contínua construção e/ou consolidação, porém tem oportunizado uma avaliação sistemática e contínua as equipes de saúde. Entretanto, ainda precisa ultrapassar um grande desafio relacionado a visão errônea que ainda é fomentada acerca do real da ouvidoria, e ainda se intitula de ser meramente um instrumento de denúncias e reclamações. Como perspectivas temos a efetivação do Plano de Acesso ao nível 1 da ouvidoria e também a instalação da ouvidoria para o futuro prédio do Hospital Maternidade de Benevides.
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