A implantação da oferta nacional de telediagnóstico qualificando os serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Bonfim (RR)

O presente trabalho pretende relatar a experiência vivenciada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Bonfim (RR), o qual conquistou a implantação do telediagnóstico por ECG. Os exames são realizados nas UBS, cujo aparelho ECG é conectado a um computador permitindo que os dados coletados do usuário durante a realização do exame sejam enviados para os núcleos parceiros onde são analisados, laudados e reenviados para as unidades de origem em até no máximo 4 horas de forma eletiva, e 20 minutos em casos de urgência.

Mostrar os benefícios da utilização da ferramenta do programa Telessaúde nas UBS do município de Bonfim (RR). Apontar a efetividade da ferramenta. Relatar os êxitos para os atores sociais envolvidos. Desenvolver a integralidade no processo, implantado desde outubro de 2018. O município de Bonfim é pioneiro no estado com a implantação e contou com o apoio do Núcleo Estadual de Telessaúde de Roraima em parceria com o Centro de Telessaúde do Hospital de Minas Gerais. O serviço de diagnóstico a distância possibilita que na consulta clínica o usuário seja munido do laudo pelo Teleconsultor cardiologista. O eletrocardiógrafo é conectado a um computador para viabilizar os dados coletados do paciente que durante a realização do exame são enviados ao núcleo central, sendo analisados, laudados e reenviados para as unidades de origem. Tal medida passou a fazer parte da rotina nas 6 UBS do município, sendo 2 na sede e 4 na região rural com abrangência das comunidades indígenas.

Desde a implantação, o município realizou 293 ECG pela ferramenta. Qualificando os processos do cuidado para os usuários, implementado como exame de rotina para os pacientes hiperdias, situações de urgência e risco cirúrgico, além da integração no processo do cuidado com as comunidades indígenas, presentes em parte considerável do município, também logrou-se êxito na identificação imediata de 10 usuários, os quais foram laudados com agravo e referenciados ao serviço especializado recebendo intervenções imediatas, levando assim a estabilidade do quadro de saúde. Além dos benefícios para o usuários e gestão como a redução de tempo e custos com os encaminhados desnecessariamente para a capital. É notável o fortalecendo da atenção básica com o uso da ferramenta, o Núcleo Estadual de Roraima é diretamente interligado nesta construção, auxiliando com o suporte técnico. Outro destaque é a possibilidade de utilização da ferramenta em meio às fragilidades da internet, pois ela permite que o exame possa ser realizado e salvo automaticamente e, após a normalização da rede, ser enviado ao núcleo. Em geral, a experiência e os benefícios trouxeram aproximações entre profissionais da gestão e usuários.

Principal

Valquiria Brito Waismann Tatayra

valquiriabwaismann@gmail.com

Coautores

Jader Vieira Gil

A prática foi aplicada em

Bonfim

Roraima

Norte

Esta prática está vinculada a

R. Rio Tapajós, 102 - Distrito Industrial, Boa Vista - RR, 69316-106, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lisete Spies

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

03 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas