A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada o primeiro nível de atenção em saúde e contempla um conjunto de ações e serviços que se destinam à promoção de um cuidado integral e de qualidade para indivíduos e coletividades (Brasil, 2024). Nesse sentido, a fim de fortalecer a APS e a qualificação dos profissionais do município de Campina Grande-PB, foram estabelecidos diálogos entre o setor de Educação Permanente e gestores técnicos acerca da possibilidade de disponibilização de um curso de atualização em APS, denominado “Atualiza APS”.
As aulas foram ministradas entre os meses de março e abril de 2024, sendo divididas em cinco momentos. Foram formadas oito turmas, as quais receberam nomes de personagens que contribuíram para a saúde pública e coletiva no Brasil, cada turma tinham 04 facilitadores e 25 alunos profissionais da APS e seus componentes (Consultório na Rua, Saúde Prisional e eAP), além de Residentes de Medicina de Família e Comunidade e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (RESMAP).
Salienta-se a utilização de metodologias ativas da aprendizagem (MAA) em todos os encontros, o que favoreceu aos profissionais a realização de uma busca mais aprofundada acerca da história dos precursores da saúde pública brasileira, visualizando o passado, refletindo sobre o presente e buscando novas perspectivas para o futuro.
Discorrer sobre os impactos do resgate histórico de personagens relevantes para a saúde pública brasileira no processo formativo para profissionais da Atenção Primária à Saúde em Campina Grande-PB através do Curso “Atualiza APS”.
O último encontro do “Atualiza APS” contou com a participação dos alunos, facilitadores e dos gestores de saúde do município. Foi um momento peculiar, recheado de sentimentos e de muito conhecimento. Cada turma foi representada por um ou dois participantes que apresentaram a autobiografia do personagem elencado para a sua turma e apontaram as suas principais contribuições para estruturação e organização das Políticas Públicas em Saúde e do SUS.
Durante a explanação foram contemplados aspectos referentes à autobiografia do autor, obras escritas, conceitos e teorias estruturadas, principais campos de atuação e percurso deste na saúde pública. Tais informações oportunizaram um importante momento de reflexão e de aproximação com aqueles que abriram caminhos e marcaram a história da saúde pública brasileira.
Mediante a apresentação dos alunos, observou-se o empenho destes na busca pelas informações, o desenvolvimento de um trabalho em equipe, a surpresa com alguns relatos e histórias, a oportunidade de ampliação dos conhecimentos, como também o desejo de escrever seu nome na história da saúde pública campinense.
Além disso, a singularidade de cada autor e as trajetórias expostas e percorridas por cada um demonstraram o quanto as políticas e práticas estão bem fundamentadas e como esse percurso vivenciado pelos autores influencia na atuação do profissional da atualidade.
Na elaboração do curso “Atualiza APS” foram formadas 08 turmas, cada turma foi nominada com um personagem, pesquisador/sanitarista que deixou um legado para a construção do SUS e suas políticas alicerçantes. Esses autores de formas diversas em áreas distintas trouxeram contribuições valorosas para o desenvolvimento das ações propostas no documento inicial – Lei 8080/90 – em especial na organização, funcionamento e financiamento da APS, apontando-o como eixo estruturador e ordenador da Atenção à Saúde. As salas foram devidamente nominadas nos cinco encontros previstos, ao final do curso no último encontro que ocorreu de forma coletiva, cada turma apresentava uma autobiografia do personagem que nominava a sua sala e as suas principais contribuições para o SUS. Destaca-se que as salas foram divididas na seguinte ordem: Sala I – Emerson Merhy, Sala II – Carlos Matus, Sala III – Gastão Wagner, Sala IV – Bárbara Starfield, Sala V – Eugênio Vilaça, Sala VI – Sérgio Arouca, Sala VII – Jairnilson Paim e Sala VIII – Nise da Silveira.
Os autores supracitados foram escolhidos mediante decisão da comissão de facilitadores do curso, tendo em vista que suas contribuições reverberam nas práticas desenvolvidas pelos profissionais.
Av. Jorn. Assis Chateaubriand, 1376 - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO